Os 3 melhores setores para as PMEs se aventurarem

O número de PMEs cresceu 10,5% no primeiro semestre de 2018 comparado ao mesmo período do ano anterior. Alguns setores estão recebendo maiores investimentos e crescendo no mercado.

Cada vez mais pessoas estão se aventurando e apostando em suas ideias. Não à toa o número de PMEs no Brasil cresceu consideravelmente este ano. Uma pesquisa feita pelo Serasa aponta que o número de novas empresas no primeiro semestre de 2018 chegou a 1,2 milhão, 10,5% a mais comparado ao mesmo período de 2017. A tendência é que esse número cresça ainda mais no próximo ano.

Pensando nisso, selecionamos os 3 melhores setores para você que está pensando em começar seu empreendimento:

Varejo online

A preferência das pessoas pelas compras no conforto do lar já é uma realidade, por este motivo o varejo online foi um dos setores que mais cresceram este ano. Estudo realizado pela Gartner mostra que, até 2020, 41% das receitas das empresas serão frutos dos negócios digitais.

Alimentação

O setor de serviços de alimentação é uma constante em crescimento e deve continuar assim nos próximos anos. O setor aparece em primeiro lugar nos empreendimentos criados no primeiro semestre de 2018, com 8,1%.

Comércio de confecções

O número de PMEs no setor de confecção de peças de vestuário em 2014 já passava de 50 mil. No primeiro semestre deste ano, a área chegou a 6,4%. A tendência é que essa o setor cresça ainda mais nos próximos anos.

Outra dica importante para quem deseja empreender é investir em tecnologia. Quando combinada com tendências de mercado, a tecnologia permite que as PMEs possam competir de igual para igual com as empresas grandes. Segundo a IDC, 85.9% das pequenas e médias empresas tiveram suas expectativas atendidas no que diz respeito a facilidade de acesso às informações a partir do investimento em tecnologia. Aqui vão algumas dicas:

ERP e núcleo digital para PMEs

O ERP permite o gerenciamento de todos os âmbitos da empresa com um único pacote de aplicativo, desde finanças e CRM até a cadeia de suprimentos e compras. Com isso, as empresas obtêm maior controle dos custos para, assim, investir em suas necessidades e crescer.

SAP SuccessFactors Performance & Goals

Para a área de RH, o nosso SAP SuccessFactors ajuda as pequenas e médias empresas a manterem os colaboradores focados nas metas estabelecidas, além de permitir avaliações de desempenho e treinamentos eficazes para a equipe.

Funções analíticas

Os softwares com funções analíticas permitem que as PMEs possam monitorar métricas e obter informações sobre o comportamento dos clientes. Os algoritmos preditivos e o Machine Learning avaliam probabilidades futuras e fornecem insights valiosos para a tomada de decisões.

Agora que você já viu os melhores setores para as PMEs e as tecnologias disponíveis no mercado, fica mais fácil saber onde investir para crescer em grande escala. Sua empresa está preparada?

Confira nosso infográfico sobre as principais tendências para as PMEs.

 

Nas redes sociais da SAP você pode acompanhar mais informações sobre o assunto: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.