5 tendências para a transformação digital em 2019

Por: Armando Rodriguez

Se alguns (poucos) anos atrás a transformação digital era uma das principais tendências e esperava-se que sua chegada causasse uma grande mudança na forma de fazer negócios, hoje as empresas olham com receio para a ideia do Big Bang tecnológico – de que um grande momento da tecnologia mudará completamente o uso das ferramentas digitais.

Nesse contexto, os CIOs precisam mostrar aos executivos que o caminho para se tornar uma Empresa Inteligente deve ser estratégico, e as companhias devem estar abertas para uma abordagem que combine interatividade e inovação.

Confira tendências para transformação digital em 2019:

1 – As empresas inteligentes serão o foco

O ritmo de transformação das empresas será interativo e controlado; as estratégias serão traçadas a partir de ciclos menores, com prazos definidos a partir de poucos meses, tendo como foco melhorar os serviços para consumidores a partir da experiência digital.

2 – A eficiência operacional voltará

As empresas deverão priorizar a agilidade na elaboração de planejamentos, mantendo o foco em operações digitais que ofereçam melhores resultados para o cliente e tragam mais produtividade para a rotina. Os CIOs irão orquestrar a entrega de autoatendimento sempre que possível, priorizando e sendo mais agressivos com os custos finais, ainda que o objetivo da oferta de boas experiências digitais para os clientes seja aumentar a receita.

3 – Ápice da gestão de produtos

Profissionais focados em produtos, como designers digitais, gerentes de produto e gerentes de experiência, serão destaque em 2019. A ideia é conectar a área de marketing ao TI para encontrar novas rotas de inovação que atendam ainda melhor os clientes em plataformas digitais. Nesse caminho, transformar a voz do cliente em ações efetivas será essencial para entregar uma boa experiência digital.

4 – Compartilhamento de dados com empresas parceiras

A centralização de dados em plataformas na nuvem já se popularizou em muitas empresas, promovendo conectividade e agilidade para o trabalho interno.

A tendência agora é o compartilhamento de dados com fornecedores e distribuidores a partir da criação de plataformas de interação que permitam a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias comerciais a partir dessa relação mais próxima.

Essa estratégia é também uma maneira de receber informações que fortaleçam parcerias.

5 – Inteligência Artificial aliada às ferramentas digitais existentes

A Inteligência Artificial estará mais incorporada aos processos e ferramentas digitais que têm como objetivo gerenciar conteúdo, e até a sistemas de planejamento para a cadeia de suprimentos.

Nessa tendência, as áreas de operações e marketing estarão juntas para automatizar processos de back-end, otimizando o trabalho das equipes de atendimento.

A estratégia para 2019 é reduzir o escopo da transformação digital. Não se prenda à ideia de que uma grande mudança acontecerá em um momento-chave, a proposta é trabalhar em ciclos e colher os resultados de cada fase. Desenvolva projetos a curto prazo, mantendo o foco na interação com o cliente. A tecnologia deve ser o seu parceiro nessa jornada que promete trazer resultados duradouros.

A SAP acompanhará você nesse caminho para se tornar uma Empresa Digital focada na experiência do cliente através da interação e da inovação. Acompanhe nossos canais de comunicação para saber mais sobre o assunto: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.