Como a indústria de RH vai mudar em 2019

Por: Theo Pappas

O próximo ano reserva algumas mudanças para o setor de RH, dentre elas o maior uso de tecnologia para facilitar e aprimorar processos antes feitos manualmente e para a contratação dos melhores talentos.

Você já parou para pensar quais serão as principais mudanças no setor de RH para 2019? Com o foco no capital humano e na valorização dos colaboradores, a indústria de RH passará por algumas mudanças que farão toda diferença na hora de contratar e reter os melhores talentos.

Trabalho remoto ou Home Office

As empresas estão apostando na flexibilidade da carga horária como forma de engajar funcionários. Tal atitude demonstra apoio e confiança aos colaboradores, que, assim, podem buscar um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. É o que vem fazendo o SAP Labs, eleita a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. Lá, os funcionários participam ativamente da tomada de decisões da empresa e podem adaptar seu horário de trabalho de acordo com seu estilo de vida.

Digitalização dos processos de RH

O ERP Inteligente aplicado à área de Recursos Humanos trará maior agilidade aos processos, permitindo a automatização de tarefas que consomem muito tempo. O Intelligent ERP dará a possibilidade de o gestor acessar todos os dados e ferramentas fora do escritório, auxiliando na tomada de decisões e otimização de processos operacionais como folha de pagamento, contratações e demissões. Já o uso do Machine Learning ajudará a prever mudanças na força de trabalho e fazer análises de desempenho dos colaboradores.

Contratação baseada em atitudes e comportamentos

A contratação baseada em atitudes e comportamentos já vem sendo utilizada frequentemente. Porém, essa tendência virá com ainda mais força para o próximo ano, e a tecnologia poderá ser uma grande aliada nesse processo. Ferramentas de recrutamento e integração serão utilizadas na contratação do talento certo para cada tipo de empresa e vaga disponibilizada. Tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning e análise preditiva auxiliarão ao longo de cada etapa do recrutamento, desde o sourcing e a experiência do candidato até a gestão de candidatos. Como foco, serão analisados atitudes, valores e comportamento dos candidatos, e não apenas as qualificações.

Liderança positiva e engajamento dos colaboradores

A liderança positiva pode ser exercida por um conjunto de estratégias e ações que contribuem para um ambiente leve, inspirador e motivacional para os colaboradores. Neste tipo de gestão, o líder foca muito mais nas qualidades dos funcionários do que nos pontos fracos, oferece alternativas para melhorias e os incentiva ao máximo a atingirem o seu melhor, tudo na base da comunicação entre empresa e funcionários. Já para o engajamento, os líderes poderão contar com softwares de gestão de capital humano (HCM), capazes de encontrar os melhores talentos, desenvolver futuros líderes e inspirar colaboradores com experiências de RH digital. A empresa Mohawk Industries utilizou essa tecnologia para obter uma visão holística de toda a jornada do funcionário, o que permitiu o aprimoramento de seu capital humano e resultou em ótimos resultados para a organização.

As mudanças para o próximo ano serão de grande importância para melhorias no setor. Quando combinadas a tecnologia então, a tendência é que os ganhos sejam cada vez maiores, tanto para empresa como para colaboradores.

Confira nosso artigo sobre como utilizar a análise de dados para aumentar a produtividade dos colaboradores.

Nas redes sociais da SAP você pode acompanhar mais informações sobre o assunto: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.