Como a tecnologia pode ajudar a reduzir riscos financeiros

O futuro das finanças é digital (e seguro) graças às soluções que a tecnologia disponibiliza para que novos modelos de negócios, menos burocráticos e mais eficientes, possam surgir.

Já falamos muito sobre como a internet e a tecnologia têm transformado a vida das pessoas e como prometem revolucionar o mundo dos negócios. Pois bem, essa revolução deixou de ser uma promessa e já é uma realidade bem planejada, eficiente e segura.

Um mundo cada vez mais conectado exige soluções financeiras desburocratizadas, que permitam às organizações realizar transações que não fiquem focadas apenas nas questões financeiras, mas que ajude a criar novos modelos de negócios.

O relatório World Economic and Social Survey 2018, publicado pela Organização das Nações Unidas, apresenta dados sobre a economia global e aponta que as tecnologias de criptografia e blockchain possuem potencial para criar novos modelos de negócios.

A mudança no perfil dos clientes, que surgem ainda mais exigentes e “apressados”, também tem provocado nas empresas a necessidade de inovar através da tecnologia, que se apresenta como o caminho certo para quem quer desenvolver e alcançar novos mercados. A segurança para isso está nessas ferramentas que viabilizam o compartilhamento de dados e informações pelos meios digitais.

O relatório apresentado pela ONU afirma que as “criptomoedas representam uma nova fronteira nas finanças digitais e sua popularidade está crescendo. As redes descentralizadas para criptomoedas, sendo o Bitcoin um exemplo bem conhecido, podem acompanhar as transações digitais”.

De acordo com o relatório, esses sistemas apresentam inovação por funcionarem de maneira descentralizada, oferecendo garantias que não dependem da regulação de instituições como no sistema financeiro atual. A confiança de ferramentas como o blockchain tem como base os códigos do computador, registrando toda as informações de uma transação e garantindo a todas as partes a segurança de cada operação. Sem papel, sem burocracia e com a certeza de que todas as informações estão certificadas por um protocolo universal.

Para as empresas que querem inovar, já existem soluções no mercado como os softwares de governança da SAP.  Chamada de Segurança Cibernética e Governança, Risco e Compliance (GRC), trata-se de soluções integradas que estão organizadas em quatro categorias: três linhas de defesa, Governança de acesso, Comércio internacional e Segurança cibernética.

A partir da implantação de softwares que auxiliam na gestão do trabalho da sua empresa, é possível melhorar a eficácia dos processos através da gestão de riscos, controlando o acesso de usuários para compartilhamento seguro de informações. A empresa disponibiliza softwares que ajudam na análise de parceiros comerciais e ainda mantém seus dados seguros.

Pensando nisso, a empresa americana Honeywell adotou as soluções da SAP para padronizar e automatizar processos e melhorando a qualidade de sua avaliação de risco, utilizando as informações coletadas como parâmetro para atuar com qualidade e transparência diante do mercado que atende e dos órgãos a quem responde.

A tecnologia oferece resultados muito positivos para as empresas que optam pela inovação como caminho para o desenvolvimento no futuro. O blockchain e a criptografia permitem que diversos tipos de transações sejam protocolados e certificados com o máximo de segurança. Buscar uma empresa de confiança para auxiliar na implantação dessas ferramentas é fundamental para o sucesso das operações.

Acompanhando os canais de comunicação da SAP, você fica bem informado sobre essas e outras ferramentas que a tecnologia oferece para sua empresa crescer. Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.