Como transformar sua empresa em um dos melhores lugares para se trabalhar

Por:  SAP Brasil

Estar entre as 50 Empresas Mais Amadas do Brasil é a prova de que investir no ser humano é apostar na produtividade, eficiência e qualidade dos negócios.

O que uma empresa pode oferecer para que se torne o melhor lugar para se trabalhar? Essa deve ser a pergunta que muitos CEOs fazem para si, para sua equipe de gestores e de recursos humanos.

O portal Love Mondays elaborou uma pesquisa, divulgada em janeiro, com os nomes das melhores empresas para se trabalhar em 2019. No ranking das 50 Empresas Mais Amadas do Brasil está a SAP.

A pesquisa reúne informações anônimas de funcionários e ex-funcionários que atribuem notas de 1 a 5 para o nível de satisfação que sentem em estar ou ter trabalhado para uma organização. Para participar, as empresas devem ter 500 ou mais funcionários globalmente e somar, pelo menos, 50 avaliações.

É uma alegria para qualquer empresa saber que seus funcionários trabalham com satisfação, mas para a SAP esse reconhecimento é resultado de iniciativas que promovem inclusão, diversidade e igualdade. Pesquisas apontam que funcionários que sentem liberdade para serem autênticos aumentam em 20% sua produtividade, o que contribui diretamente para o aumento das receitas das instituições.

O estudo “Delivering through diversity” elaborado pela McKinsey reafirma a relevância global do vínculo entre diversidade e desempenho financeiro. Segundo a pesquisa, as empresas que investem em diversidade de gênero são 21% mais propensas a obter lucratividade acima da média. Já as empresas que apostam na diversidade étnica e cultural têm 33% mais chances de obter bons retornos financeiros.

Essa receptividade também é refletida na maneira como os clientes recebem os serviços das empresas. Ainda de acordo com a pesquisa, a diversidade pode elevar em 39% a satisfação do cliente.

A SAP tem consciência de que promover um ambiente de trabalho diversificado é uma estratégia benéfica. Constantemente a empresa viabiliza ações de inclusão e diversidade para garantir a satisfação das equipes. Veja algumas delas:

  • Certificação EDGE: obtida em 2016 por ser a primeira empresa multinacional de tecnologia no mundo a receber o certificado Global de Igualdade de Gênero. O Economic Dividends for Gender Equality foi lançado no Fórum Econômico Mundial de 2011.
  • Pride@SAP: trata-se da rede global de colaboradores da SAP que apoiam ou fazem parte da comunidade LGBTI+. Em 2015, a SAP participou, pela 1ª vez, da 45ª Celebração Anual do Orgulho de São Francisco. No mesmo ano, assinamos a Carta de Compromisso do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, um documento que representa 10 compromissos da empresa para a promoção dos direitos desta comunidade.
  • LGBTI Summit: realizado pela SAP Labs Latin America, em São Leopoldo (RS), os participantes do evento debateram maneiras de fomentar a diversidade e a inclusão LGBTI no mundo corporativo. Na ocasião, colaboradores e empresas compartilharam suas experiências e melhores práticas.
  • Mulheres na SAP: a empresa atingiu o compromisso firmado anteriormente, no qual 25% dos cargos de liderança seriam compostos por mulheres até o final de 2017. Esse feito só foi possível graças às iniciativas e projetos que buscam promover e incluir mulheres dentro da empresa.
  • Autism at work: o programa tem como principal objetivo promover a inclusão de pessoas com autismo em ambientes corporativos, oferecendo cursos de formação de consultores para pessoas com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).
  • Cookbook – Simplicidade e Diversidade na nossa Cozinha: Gerando diversidade cultural e troca de saberes, a SAP incentivou seus colaboradores enviarem receitas culinárias tradicionais em suas famílias. A partir daí a empresa criou o livro que tem edição limitada e teve a renda de sua venda revertida para o pagamento de um curso de linguagens de programação para 80 jovens da comunidade do Heliópolis.
  • Speed Mentoring – Este ano, a SAP promoveu o Speed Mentoring, programa desenvolvido pelo RH para promover a troca de conhecimento e experiências entre as colaboradoras e líderes da SAP, visando fortalecer competências e alavancar o desenvolvimento por meio do relacionamento profissional.

Além das iniciativas de inclusão e diversidade, a SAP também oferece benefícios que proporcionem o bem-estar e a saúde de seus colaboradores para além do ambiente de trabalho. A parceria com a Gympass é um exemplo disso.

Para a presidente da SAP no Brasil, Cristina Palmaka, “produtividade não é trabalhar mais horas ou mais tempo, produtividade é trabalhar melhor e de forma mais eficiente”.

Cuidar do ser humano é também um dever das empresas. Pensar a saúde física e mental do colaborador, oferecendo um ambiente agradável e inclusivo para que ele possa desenvolver seus melhores talentos pode ser o que falta para mais empresas crescerem. Acompanhe os canais de comunicação da SAP para saber mais sobre o trabalho da empresa. Facebook / Twitter / LinkedIn / Instagram / WhatsApp

 

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.