Fórum Econômico Mundial: como as megatendências mudarão o futuro da humanidade

Por: SAP Brasil

As tendências para o futuro das sociedades são um alerta às organizações e governos para que direcionem suas ações adotando políticas sustentáveis e eficientes.

 O Fórum Mundial Econômico é um evento de extrema importância. Nele, se reúnem líderes do mundo inteiro, entre empresários de grandes empresas e autoridades públicas de diversos países do mundo, para debater temas que definirão as perspectivas para o futuro da humanidade.

São tendências para o futuro da economia, da política, do meio ambiente e da sociedade. Durante o Fórum de 2012, o governo dos Estados Unidos divulgou o relatório Tendências Globais 2030: Mundos Alternativos. O conteúdo oferece previsões sobre o mundo nas próximas décadas, entre elas quatro megatendências que criarão maior impacto na sociedade, governo, saúde e recursos nos próximos anos.

Veja quais são elas:

Novas potências mundiais

Já vemos os efeitos do crescimento da China nos últimos anos e, de acordo com o relatório, sua economia poderá superar a dos Estados Unidos. Outros países da Ásia também passarão pelo desenvolvimento, tornando-se potências mundiais. Além disso, a saúde da economia global estará ligada ao bem que o mundo em desenvolvimento faz, mantendo uma conexão maior com dados e recursos.

Mudanças no padrão demográfico

A queda na fertilidade, o envelhecimento da população e a urbanização mudará vida das pessoas nas próximas décadas. Uma mudança no padrão de vida das sociedades também é prevista já que a vida estará mais focada na cidade, mas a tendência ao envelhecimento poderá diminuir a velocidade das atividades.

Indivíduos mais capacitados

Para os americanos, instituições que contribuem com o combate à pobreza ajudarão ainda mais pessoas a deixar essa situação, formando indivíduos mais capacitados que movimentarão a economia.

Cresce demanda por recursos básicos

A classe média poderá aumentar e, com ela, as demandas por água, energia e alimentos também crescerão. As mudanças climáticas poderão intensificar as chuvas em regiões onde elas são recorrentes e também extremar a seca em áreas como o norte da África e o sudeste dos EUA. As formas renováveis são os recursos que podem ajudar a sociedade a passar por esses períodos.

Diante deste novo cenário, que já está em mudança, como as empresas podem se preparar? Adotar práticas sustentáveis deve ser prioridade para o tempo presente, pensando que devemos acumular e preservar recursos naturais e ainda atender a demanda por alimentos.

A relação entre agronegócio e tecnologia deve ser cada vez mais próxima. Ferramentas como as que a SAP oferece para a gestão da produção agrícola podem ajudar a evitar desperdícios ao possibilitarem um controle maior da cadeia de suprimentos.

O uso de softwares para o gerenciamento do trabalho nas lavouras também permite calcular riscos e negociações, além do compartilhamento de dados com parceiros. Recursos que, para esse futuro que está tão perto, serão essenciais.

Durante o Fórum Econômico Mundial deste ano, a pesquisa “Globalização 4.0: A Experiência Humana” da SAP, em parceria com a Qualtrics, foi mencionada pelo presidente do evento. O estudo definiu as perspectivas sobre o impacto da tecnologia na relação de confiança entre empresas e consumidores. Ainda nesse sentido, Bill McDermott, CEO da SAP, em evento organizado para mais de 40 CEOs do mercado, fomentou a importância de as empresas traçarem estratégias mais humanas com o intuito de reconstruir a relação de confiança na era digital.

Levar eficiência para o trabalho das empresas em diferentes segmentos através de soluções tecnológicas personalizadas permite o controle das informações e de todos os processos. Acompanhe os canais de comunicação da SAP para ficar atualizado. Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.