O futuro do consumo está sendo moldado pela tecnologia

A tecnologia ajudará a determinar novos padrões de consumo no futuro e as empresas devem preparar suas melhores ferramentas e estratégias para atender esse público.

O Fórum Econômico Mundial, que aconteceu no mês janeiro, em Davos, na Suíça, teve como um dos temas principais os desafios da Quarta Revolução Industrial. Durante os três dias de evento, foram debatidas questões sobre tecnologia, economia e meio ambiente, pautas urgentes e que ajudam a definir o modelo que governos, empresas e sociedade irão trabalhar para seu desenvolvimento no futuro.

A Iniciativa do Futuro do Sistema de Consumo do Fórum Econômico Mundial prevê novos tempos, em que os benefícios do avanço tecnológico são inclusivos e firmemente incorporados na vida das pessoas.

Isso quer dizer que novos padrões de consumo serão incentivados por essas tecnologias e novos modelos de negócios poderão emergir a partir daí, estimulando crescimento e também oportunidades de emprego.

Mencionamos em outros textos que o futuro das empresas terá como foco proporcionar melhores experiências de consumo. A Quarta Revolução Industrial trata disso, fazer com que clientes experimentem um atendimento rápido, intuitivo e positivo. Para os próximos tempos (em distância e sequência), cabe às organizações se apropriarem das ferramentas que a tecnologia oferece para inovar em suas demandas.

Entregas assertivas no futuro demandam soluções personalizadas. Para chegar a bons resultados, será necessário acompanhar as mudanças pelas quais consumidores e o mundo estão passando e neste cenário, a tecnologia não será só uma aliada, ela atua como protagonista.

Entre os desafios para o futuro, encontram-se:

  • Mudanças sociais: será preciso entender as necessidades apresentadas pelos Millennials em ascensão, além de perceber o envelhecimento crescente da sociedade e as necessidades de diferentes classes sociais.
  • O consumidor está cada vez mais exigente e as empresas devem estar atentas às demandas por soluções personalizadas, experiências de consumo, acesso e gratificações.
  • Investimento em tecnologias que ajudarão sua empresa a acompanhar a transformação nos modelos de negócios, como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), além de Drones e robótica.
  • As empresas precisarão criar valor por meio do propósito, incluindo questões pertinentes ao contexto social em que vive seu público. Juntando a isso, um trabalho que envolva o meio ambiente.

Essas perspectivas não dizem respeito a um futuro distante, elas já estão acontecendo agora. O mundo está passando por transformações em que será preciso utilizar ferramentas ainda mais completas. Gerir o relacionamento com clientes é fundamental para o processo de transformação e evolução das empresas.

A SAP oferece soluções de CRM, que auxiliam sua empresa a realizar um trabalho proativo e personalizado para seus clientes, realizando a gestão eficiente e segura do relacionamento, por meio do uso de dados na nuvem, registros de engajamento, reunindo informações que ajudam a traçar o perfil do consumidor e oferecendo ferramentas de automação.

Quer saber mais sobre as ferramentas de futuro que ajudarão sua empresa a transformar seu mercado e oferecer as melhores experiências para seus clientes? Acompanhe os canais de comunicação da SAP e fique por dentro. Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.