PMEs devem tomar decisões como verdadeiras Empresas Inteligentes

Por: João Branquinho

Para enfrentar os desafios do futuro, as PMEs terão que pensar “como gente grande”, investindo em ferramentas que tornem seu trabalho ágil, inovador e sustentável.

O ano de 2018 foi um ano de desafios para o empreendedor brasileiro, sobretudo para as PMEs. Para manterem-se competitivas em um mercado cada vez mais complexo, as pequenas e médias empresas precisam explorar o potencial das tecnologias para obter inteligência estratégica e melhores recursos para a tomada de decisões.

As PMEs devem pensar como os grandes e focar em se tornar Empresas Inteligentes. O conceito define negócios que usam ativos de dados com alta eficiência a fim de obter os resultados desejados com mais velocidade e com menos risco.

Empresas Inteligentes utilizam tecnologias como nuvem, Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data, Internet das Coisas, funções analíticas e Blockchain, para tomar as melhores decisões e impulsionar a inovação contínua.

Ao se tornar uma Empresa Inteligente, uma PME obtém grande vantagem competitiva:

Ampliar a visibilidade da empresa e do ecossistema

Todos os dados passam a ser integrados, sem silos de dados, a empresa obtém nova inteligência estratégica.

Focar recursos agora e no futuro

Com análises e simulações, é possível direcionar de forma mais inteligente recursos escassos para áreas em que terão maior impacto no futuro.

Obter a agilidade para revolucionar e vencer

Com dados em tempo real a empresa cria flexibilidade e conta com insights que permitem responder rapidamente a mudanças e se colocar à frente dos concorrentes.

Um exemplo de como recursos tecnológicos inteligentes podem auxiliar no crescimento rápido de um negócio é o case da Electra Energy, cliente SAP e comercializadora de energia com 17 anos no mercado. A empresa implantou o sistema ERP para auxiliar no armazenamento de informações e coletas de dados, fundamentais para a tomada de decisão na empresa. As mudanças na rotina foram notadas rapidamente e nos resultados também.

A SAP apresenta uma série de soluções que ajudam a tornar o trabalho de empresas de pequeno e médio porte ainda mais eficiente e produtivo. E você, como está transformando seus processos? Compartilhe conosco: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.