Como PMEs podem utilizar a tecnologia para promover o crescimento econômico sustentável

Por: João Branquinho

A tecnologia oferece ferramentas que são essenciais para que empresas possam se desenvolver de maneira sustentável, integrando crescimento econômico e social.

O Brasil cresceu em número de empreendedores. De acordo com a Pesquisa GEM, divulgada pelo Sebrae no final do ano passado, num período de 10 anos, o país passou de 14,6 milhões para 49,3 milhões de empreendedores. São pessoas com idades entre 18 e 64 anos que buscaram caminhos e ideias para abrir seu próprio negócio.

O crescimento e a estruturação dessas pequenas e médias empresas também trazem responsabilidades sobre outros setores para que todos possam conquistar um desenvolvimento ainda maior.

Crescer com sustentabilidade não é um dever somente das grandes organizações. Pequenas e médias empresas também possuem um papel social que influencia seus negócios e a região em que estão instalados, por isso é tão importante que pensem ações e políticas de manter um desenvolvimento econômico sustentável que acolha meio ambiente e comunidade.

A tecnologia é uma das principais ferramentas a serem utilizadas nesse processo. Sem fronteiras e cheia de possibilidades, ela pode oferecer as soluções certas para que as PMEs conquistem o desenvolvimento.

Durante o Fórum Econômico Mundial, que aconteceu no mês de janeiro, em Davos, na Suíça, a Google Cloud e a SAP anunciaram um concurso global de empreendedorismo social, que tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico de maneira sustentável.

Chamada de Economia Circular 2030, a competição é um estímulo para que os participantes possam aproveitar o que a tecnologia oferece, criando projetos inovadores e atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela ONU até 2030.

Para contribuir com esse trabalho, selecionamos algumas das tecnologias que podem fazer a diferença para o futuro das empresas.

  • Computação na nuvem: armazenar dados e informações na nuvem é mais seguro e proporciona agilidade na localização de informações e geração rápida de relatórios.
  • Tecnologia móvel: a integração e compartilhamento de informações através de aplicativos também pode gerar mais agilidade para a rotina das pequenas e médias empresas;
  • Softwares de gestão: economize tempo na gestão dos processos da sua empresa, utilizando plataformas criadas para automatizar processos financeiros, de recursos humanos e atendimento.
  • Redes sociais: não é repetitivo dizer que as redes sociais são uma maneira de usar a tecnologia para que seu negócio se desenvolva de maneira sustentável, ela é a ferramenta ideal para que você mantenha um relacionamento próximo com a comunidade que o cerca e este é um caminho para abrir possibilidades de engajamento e aproximação, escutando o que essas pessoas tem a dizer e passando sua mensagem.

O desenvolvimento sustentável da sua empresa pode chegar à comunidade ao redor dela. Invista na tecnologia e em iniciativas que colaborem com o crescimento de todos.

Conheça mais sobre como a tecnologia pode ajudar sua empresa a crescer de maneira sustentável, acompanhe os canais de comunicação da SAP. Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.