Por: SAP Brasil
Personagens como Tony Stark, o Homem de Ferro, utilizaram a tecnologia como aliada em diversos momentos e muitas delas já existem e são desenvolvidas na vida real.
O sucesso de Vingadores está mais que consolidado. Com o lançamento do último filme, Vingadores Ultimato, a franquia está batendo recordes de bilheteria como o primeiro longa a superar a marca de US$ 1 bilhão no primeiro final de semana de estreia.
Os números são resultados dos dez anos de lançamentos de filmes de super-heróis produzidos pela Marvel Studios, que contextualizaram a saga pela proteção do universo. Os fãs dos quadrinhos puderam acompanhar nas telonas as grandes produções em que a tecnologia foi a principal aliada dos principais personagens, como o Homem de Ferro.
Muitos dos recursos utilizados pelo herói já existem. Inspirado no assistente virtual de Tony Stark, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, desenvolveu seu próprio Jarvis. Com recursos de Inteligência Artificial, o assistente utiliza reconhecimento de voz e reconhecimento facial para atender aos comandos, tirando roupas do armário, fazendo torradas, controlando a temperatura e a iluminação.
Yves Rossy, piloto e engenheiro suíço, criou um traje que possui capacidade aerodinâmica, permitindo que ele voe ativando um botão que fica em suas mãos. Rossi utiliza o próprio corpo para direcionar o voo em seu traje, que é feito de carbono e blindagem Kevlar e possui quatro motores de propulsão.
Há algum tempo era quase impossível pensar que pessoas que perderam o movimento das pernas pudessem voltar ganhar mobilidade com a ajuda da tecnologia. Em Capitão América: Guerra Civil, o melhor amigo do Homem de Ferro, James Rhodes, interpretado por Don Cheadle, perde parcialmente o movimento das pernas após cair enquanto voava. Para a reabilitação, ele utiliza um protótipo que o ajuda a caminhar.
Como no filme, já existe na vida real um exoesqueleto que permite que pessoas que sofreram uma lesão medular possam realizar diversos movimentos com as pernas, até subir e descer escadas. O equipamento foi desenvolvido pela Rewalk, que também projetou modelos que são utilizados em clínicas de fisioterapia para reabilitação de pacientes.
Todas essas inovações tecnológicas só são possíveis graças a tecnologias como IoT, Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial, além da criatividade humana. Sem a capacidade do ser humano de imaginar novas realidades, até então impossíveis, nenhum dos acessórios de Tony Stark e nem mesmo a saga de filmes seria possível.
E você, que outra tecnologia dos super-heróis você espera ver na vida real?
Acompanhe nos canais de comunicação da SAP as novidades sobre softwares e soluções de Inteligência Artificial que não estão só na ficção e podem transformar sua vida e seus negócios. Facebook / Twitter / LinkedIn / Instagram / WhatsApp / Youtube
© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.