Conheça o vencedor do Economia Circular 2030, competição da SAP em parceria com o Google Cloud

Por: SAP Brasil

Durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a SAP, em parceria com o Google Cloud, anunciou um concurso global de empreendedorismo social: Economia Circular 2030. A competição, que estava aberta para empreendedores sociais, ONGs e associações comunitárias, buscava por projetos inovadores que possibilitassem o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.

Do início até as datas eliminatórias, o projeto atraiu mais de 250 propostas enviadas de diferentes partes do mundo. Mas, na reta final, restaram apenas 5 empreendedores, que participaram do Google Cloud Next, evento anual de computação em nuvem do Google, onde puderam aprender como usar as inovações tecnológicas em nuvem em seus projetos.

O vencedor foi anunciado durante o SAPPHIRE NOW, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de maio, em Orlando. A grande vencedora do prêmio de US$ 200 mil foi a Topolytics, empresa de análise dados que mapeia a geração, movimentação e o destino de materiais residuais industriais e comerciais por meio de uma rede inteligente. O fundador da empresa, Michael Groves, é geógrafo e possui PhD em observação terrestre aérea e via satélite, além de contar com mais de 20 anos de experiencia em gestão ambiental e relatórios de sustentabilidade.

Utilizando a análise de dados para promover a Economia Circular

A ideia vencedora da competição se resume em expandir o escopo da plataforma de dados WasteMap, criada pela Topolytics, tornando o sistema de movimentos de resíduos e subprodutos mais visível e, assim, obtendo insights valiosos para identificar oportunidades de reduzir os impactos dos materiais no meio ambiente.

De acordo com os organizadores do concurso, “a ideia de negócios da Topolytics não apenas atendeu os critérios de julgamento em termos de originalidade, mas também demonstrou uma proposta bem pesquisada e com um alto potencial de aplicação avançada da tecnologia Google Cloud e SAP.”

As soluções desenvolvidas pela SAP e pela Google Cloud potencializarão as atividades já desenvolvidas pela empresa. Após a vitória, Michael Groves mostrou-se feliz em poder contribuir com uma causa tão importante para a sociedade: “Este é um grande momento para a Topolytics. Somos extremamente gratos à equipe organizadora e nos sentimos honrados por ter vencido. O alcance e a qualidade das tecnologias desenvolvidas pela SAP e pelo Google Cloud irão, sem dúvida, sustentar a rápida comercialização e dimensionamento do WasteMap.”

A Topolytics já é reconhecida pela Fundação Ellen MacArthur como líder inovadora em economia circular global (CE100) e é reconhecida pelo Cleantech Group como uma empresa líder em “resíduos inteligentes”.

Além do prêmio em dinheiro, a empresa ganhou acesso às tecnologias desenvolvidas pela SAP, Google Cloud e suas redes globais.

Os quatro finalistas receberam um prêmio de US$ 50 mil e mentoria individual com profissionais da SAP e do Google Cloud.

Compartilhe conosco suas ideias inovadoras para tornar o mundo mais sustentável!

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.