União entre humanos e robôs pode ser positiva para o ambiente profissional

Por: SAP Brasil

Com o direcionamento certo, máquinas e humanos podem oferecer maior produtividade para a produção industrial.

Quando os robôs começaram a fazer parte das atividades nas fábricas, houve um olhar de hostilidade pela ameaça que muitos trabalhadores sentiram ao perceber que poderiam ser substituídos pelas máquinas. Elas realmente são muito eficientes, mas não devem ser vistas como ameaça e sim como um processo de modernização da produção e aprimoramento do conhecimento, já que precisam do controle humano para operá-las.

Ao contrário do que se pensa, adotar recursos tecnológicos é investir em melhorias para o trabalho dos profissionais, incluindo ferramentas que ajudarão no desenvolvimento de suas atividades. Com o direcionamento certo, máquinas e humanos podem oferecer maior produtividade para a produção industrial.

Toda grande mudança causa impacto e a velocidade com que as máquinas tem se inserido nas relações de trabalho assusta, além de números divulgados que apontam para o corte de milhares de funções. Mas ainda é preciso analisar tudo com cautela. Existem mudanças positivas nesse cenário e a criatividade e qualificação humana serão fundamentais para acompanhar tais transformações.

As ferramentas que a transformação digital oferece são um exemplo de como é possível interconectar pessoas, coisas e empresas a uma economia digital que funcione de maneira eficiente, utilizando recursos que proporcionem agilidade, principalmente, para profissionais que ocupam cargos que exigem análise e interpretação de dados.

Ferramentas como o Big Data, computação na nuvem e tecnologias móveis estão contribuindo para que novos modelos de negócios, produtos e serviços sejam criados, gerando uma demanda por profissionais capacitados a realizar sua gestão.

Trabalhar com dados e informações será essencial e essa é uma demanda que só foi possível graças aos robôs que reúnem informações de diversos setores. Podemos citar como exemplo o SAP Master Data Governance, que oferece suporte para reunir e integrar informações que permitirão aprimorar o atendimento ao cliente e a gestão dos dados de diversos setores das empresas, desde financeiro, recursos humanos até informações de fornecedores, atuando de maneira colaborativa com o trabalho de gestão.

Gastar tempo reunindo informações manualmente e em diferentes setores para encontrar dados e reuni-los em um relatório com inúmeras páginas também já não é mais uma tarefa para seres humanos. Eles encontraram nos robôs aliados que trouxeram mais eficiência para o dia a dia.

Softwares como o SAP HANA fizeram a diferença para a VMware, que mantinha 7 fontes de dados diferentes. A SAP centralizou as informações em um único ambiente, permitindo que elas sejam acessadas rapidamente e gerando formas mais inteligíveis de interpretar os dados por meio de gráficos, além da mobilidade, viabilizando que os gestores possam acessá-las a partir de dispositivos móveis.

Ter informações na palma da mão, com agilidade e segurança de dados são benefícios que só a tecnologia e seus robôs puderam proporcionar às pessoas. E essas mudanças chegam para transformar funções, substituindo a necessidade do trabalho braçal para gerar demandas que exijam pensamento criativo e preparo para realizar ações inovadoras. É um novo tempo, com novas oportunidades para todos.

Acompanhe mais temas sobre tecnologia e ferramentas para melhorar suas estratégias de negócios nos canais de comunicação da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.