Chegada da Geração Z ao mercado de trabalho gera expectativas

Por: Theo Pappas

A Geração Z está chegando ao mercado de trabalho e traz consigo um novo olhar sobre o mundo, tendo o ambiente digital como principal ferramenta de aprimoramento.

Uma nova leva de profissionais recém-formados chega ao mercado de trabalho, a Geração Z. Diferente dos Millennials, nascidos entre 1979 e 1995 e que passaram boa parte da infância longe do mundo conectado, a Geração Z cresceu em uma sociedade hiperconectada, pensa diferente e também tem objetivos diferentes da anterior.

Uma pesquisa divulgada pela empresa norte-americana Zero Carter mostra que a Geração Z é representada pelo grupo de pessoas nascidas no final dos anos 90 e 2010. Recém-formados e ocupando seus lugares no mercado, caberá a eles moldar a força de trabalho do futuro.

As ferramentas digitais sempre estiveram próximas deste grupo, que durante a adolescência já estava conectado aos seus smartphones, com acesso à internet e usando esse recurso como apoio para o aprendizado de coisas novas.

De acordo com a pesquisa, a Geração Z valoriza a igualdade e a diversidade nas empresas, sendo que 72% dos entrevistados disseram que igualdade racial era mais importante, 64% acham que é a igualdade de gênero e 48% valorizam a igualdade de orientação sexual.

Ao crescerem em um mundo pós-crise de econômica de 2008, eles chegam às empresas com novas propostas e modos diferentes de lidar com situações do dia a dia, priorizando soluções práticas, mantendo uma relação mais atenta com as marcas, acessando comentários e avaliações para escolher.

Esta geração preza pela capacitação profissional, buscando empregos em organizações dispostas a fazê-los crescer ao oferecer conhecimento. Empreendedores, eles priorizam o sucesso em suas carreiras.

Chegar a esses profissionais tão conectados também exige que as organizações estejam nos mesmos espaços que eles e tenham ferramentas para chegar à Geração Z. Com um software de rastreamento de candidatos e ferramentas de automação, a SAP está contribuindo para que as empresas encontrem esses novos talentos onde eles estão no ambiente digital.

O SAP SuccessFactors Recruiting auxilia na gestão de todo o processo de busca, análise de informações do candidato e recrutamento. E o SAP SuccessFactors Onboarding, além de auxiliar na gestão da documentação e durante o tempo de permanência do funcionário, também permite planejar ações de engajamento antes do primeiro dia de trabalho.

Dessa maneira, o novo funcionário pode se sentir parte da equipe. Como aconteceu com a empresa do ramo da agricultura, AGCO, cliente SAP que implantou o SAP SuccessFactors Onboarding e agora pode iniciar o relacionamento com os novos profissionais por meio de um canal exclusivo e seguro para a troca de informações e envio de documentos.

A Geração Z e todas as referências que fazem parte da sua formação demandam investimento em ferramentas que otimizem o aprendizado e contribuam para que eles possam tomar decisões acertadas e seguras.

Essa é uma exigência da geração que estará à frente dos negócios em um futuro próximo. É preciso estar em sintonia com os novos talentos. Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.