O que é a Era da Economia da Experiência?

O consumidor não quer apenas receber um produto ou serviço, ele leva em consideração a experiência vivida durante todo o processo e relacionamento com as empresas.

Estamos vivendo a Era da Economia da Experiência, um período desafiador para as organizações no sentido de que precisam estar preparadas para entender seu cliente, transmitindo os valores e diferenciais por meio da experiência, partindo para uma relação mais próxima e talvez mais intensa com o consumidor.

Mas muitas empresas ainda possuem dificuldades de entender como medir a experiência e oferecer um atendimento customizado, com foco na satisfação do cliente. Recursos que possibilitam chegar a bons resultados já existem, a partir da reunião de informações e do acompanhamento das tendências de comportamentos de grupos consumidores.

As ferramentas de CRM estão aí para isso. O SAP Marketing Cloud, desenvolvido pela SAP, contribui com a manutenção de uma relação próxima com clientes, colocando-o como centro do trabalho desenvolvido, através de ações que buscam o engajamento do público consumidor.

O grupo suíço, SPAR, varejista do ramo alimentício, possui inúmeras franquias espalhadas pelo mundo. Apesar de ser uma empresa global, em cada unidade a SPAR procura oferecer um atendimento local, mas precisavam de um programa de fidelidade mais sólido.

Para personalizar a experiência dos clientes, o grupo aderiu ao SAP Marketing Cloud para criar o SPAR Friends, um programa de fidelidade que beneficia imediatamente os clientes quando estes fizessem checkout na loja. Além disso, o programa também disponibiliza ofertas exclusivas para os membros do grupo de vantagens, não importa a unidade em que estejam.

A ideia é que o software ofereça mais flexibilidade para que a empresa possa desenvolver ainda mais o programa, oferecendo novas ofertas e recursos para seus clientes. A partir dos dados coletados com o uso da tecnologia, é possível entender o comportamento do cliente e suas preferências para criar promoções ainda mais atraentes para o público.

E a Era da Experiência não se restringe apenas ao relacionamento com cliente, colaboradores também devem estar no radar das inovações que buscam proporcionar boas vivências. A diversidade de pessoas que está nas organizações é fundamental para o desenvolvimento de novas ideais e aprendizados.

Durante o Sapphire NOW, Bill McDermott, CEO da SAP, falou sobre as estratégias da empresa para esse novo momento, destacando que inteligência e experiência são as palavras da vez. E para aprimorar a oferta de soluções nesta área, a empresa anunciou a aquisição da Qualtrics, companhia especializada na gestão da experiência.

Com a aquisição, novos projetos foram lançados pela SAP, entre eles a combinação de dados X-Data (dados de experiência) e O-Data (dados operacionais), permitindo que as empresas reúnam informações sobre tendências comportamentais e emoções dos clientes, dados valiosos que aprimoram a oferta de experiências personalizadas.

Na Era da experiência, utilizar bases de dados como ferramenta para personalizar seu atendimento é fundamental, isso ajudará empresas a conquistar uma relação sólida e duradoura sólida com parceiros, colaboradores e clientes.

Nos canais de comunicação da SAP você pode acompanhar as novidades sobre softwares e ferramentas para gestão da experiência. Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.