Tendências para o futuro das viagens de negócios

Por: SAP Brasil

As viagens corporativas estão se tornando cada vez mais comuns. Segundo pesquisa realizada pela Global Business Travel Association, o setor de viagens de negócios crescerá US$ 1,6 trilhão até 2020. As empresas estão apostando em novos recursos para simplificar processos burocráticos da gestão, garantir a segurança dos colaboradores, assim como melhorar e simplificar a visualização dos gastos com despesas e viagens, além de minimizar o desperdício e fraudes.

A reserva de passagens e hospedagens, a simplificação dos relatórios de despesas e a experiência do viajante estão no centro das atenções. No meio dessas tendências, a gestão de riscos também ganha destaque. É hora de olhar para o futuro e entender quais serão os próximos passos para o gerenciamento de viagens corporativas.

Cuidado com os colaboradores

Garantir uma boa comunicação é essencial para o controle de riscos durante as viagens corporativas. Já existem no mercado ferramentas que avisam sobre eventos e repassam aos colaboradores informações sobre itinerários de viagens. Além disso, a tecnologia usada nesses dispositivos permite a identificação e mapeamento de riscos, análise de impacto e insights para a prevenção de imprevistos.

Viagens bleisure

Viagens corporativas, mesmo que produtivas, tendem a ser exaustivas por conta dos diversos compromissos e deslocamento. Por isso, muitas empresas estão agregando lazer às viagens de negócios. De que forma? Estendem o tempo de viagem para que os colaboradores possam aproveitar o local da forma que preferirem. Detalhes como gastos extras e hospedagem são acordados entre empresa e funcionário.

Experiência do cliente

Nunca se falou tanto de Customer Experience como nos dias atuais. Mesmo se tratando de viagens de negócios, as empresas estão focadas em garantir o maior conforto possível aos colaboradores, e isso implica na melhoria de experiências, que estão tornando-se cada vez mais personalizadas. Neste sentido, a tecnologia está sendo utilizada para simplificar processos burocráticos, como reserva de passagens, check-ins e acomodações.

Computação de gastos

Toda e qualquer viagem corporativa implica em gastos previstos e não previstos. Automatizar despesas tornou-se indispensável e será determinante para o futuro das viagens de negócios. Já existem ferramentas no mercado que simplificam esse processo, como no caso das soluções SAP Concur. As despesas podem ser computadas diretamente pelo celular, com uma simples foto da nota fiscal. O software processa as informações e as realoca em nuvem, permitindo o acesso por parte das empresas, o que acaba contribuindo para a construção de relatórios e facilita o processo de ressarcimento devido ao maior controle dos gastos.

As empresas que se adaptarem as mudanças do setor e ficarem atentas às tendências terão maior facilidade em gerenciar todo e qualquer processo que envolva viagens corporativas, além de fornecer as melhores experiências e fechar os melhores negócios.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.