Cidades Inteligentes: pessoas conectadas

Por: Armando Rodriguez

Enquanto as cidades se tornam cada vez mais inteligentes, ainda vemos apenas uma pequena parte das experiências que podemos criar com a integração tecnológica no contexto do ambiente urbano e da cidadania.

Até pouco tempo atrás, a liderança urbana entendia tecnologias inteligentes como ferramentas focadas na manutenção efetiva de equipamentos e serviços, um critério pouco visível ou palpável para as pessoas. Hoje, as cidades estão ligadas a pessoas e processos através de diferentes tecnologias, dados e processos digitais. O resultado: benefícios muito mais relevantes e significativos para a sociedade. Os smartphones intervêm diretamente no dia-a-dia dos habitantes das grandes cidades e tornaram-se um mecanismo fundamental, oferecendo informações em tempo real sobre tráfego, serviços de saúde e emergência, alertas de segurança e notícias de última hora.

A qualidade de vida tem muitas dimensões, do ar que respiramos a quão seguro nos sentimos andando pela rua. O último relatório do McKinsey Global Institute (“Cidades inteligentes: soluções digitais para um futuro mais habitável”) discute como dezenas de aplicativos digitais abordam esses tipos de preocupações. Ele também aponta que as cidades podem usar tecnologias inteligentes para melhorar alguns indicadores de qualidade de vida entre 10% e 30%, números que se traduzem em vidas salvas, diminuição de indicadores de criminalidade, deslocamentos mais curtos e diminuição de emissões de carbono.

As cidades conectadas usam inteligência digital e aplicativos que permitem informações transparentes e em tempo real para o benefício de todos os seus habitantes; nas mãos dos usuários, a informação impulsiona a conexão social e oferece novas estruturas para evitar situações de risco. E quando as cidades operam com mais eficiência, elas também se tornam locais mais produtivos para fazer negócios.

Entre outras descobertas positivas, o estudo observa que o uso de aplicativos em cidades inteligentes permite:

Acelerar o tempo de resposta a emergências

 

 

Reduzir o tempo de tráfego

 

 

Reduzir as emissões de gases do efeito estufa

 

 

O crescimento das comunidades e dos nativos digitais seguirá aumentando à medida em que a inovação tecnológica avança. Isso representa um desafio para os líderes mundiais, que devem concentrar seus esforços no desenvolvimento de sua base tecnológica e na compreensão do comportamento digital dos cidadãos.

Tornar-se uma cidade inteligente não é um objetivo, mas um meio para um fim. A tecnologia é uma ferramenta que otimiza a infraestrutura e os recursos dos espaços urbanos. As cidades inteligentes devem se concentrar em melhorar a qualidade de vida das pessoas e estimular sua participação ativa para melhorar os locais que consideram sua casa.

Os desafios urbanos estão na ordem do dia, e a tecnologia oferece centenas de possibilidades para enfrentá-los. Além disso, ajuda os governos a se conectarem com diferentes grupos e comunidades, aumenta a eficiência operacional das instituições de serviço público, melhora a arrecadação de impostos, gera inclusão social e aumenta os níveis de segurança pública. Os dados em tempo real proporcionam às instituições e agências de controle a capacidade de observar eventos à medida que se desenvolvem, compreender como os padrões de demanda evoluem e responder com soluções muito mais rápidas e eficazes.

As tendências indicam que as estratégias de cidades inteligentes começam com as pessoas e não com a tecnologia. Inteligência não é apenas instalar interfaces digitais na infraestrutura tradicional ou otimizar as operações da cidade; trata-se de usar tecnologia e dados para tomar melhores decisões e proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Para saber mais sobre as tendências para as cidades inteligentes, visite nossas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.