>

Convergência geracional

Por: Theo Pappas

A digitalização da economia aliada à incorporação de inovações digitais no setor de Recursos Humanos abre um horizonte muito amplo de oportunidades para o desenvolvimento de novas profissões e para criação de dinâmicas de trabalho flexíveis e colaborativas, muito mais propensas à criatividade.

Hoje podemos falar sobre duas grandes conquistas que a transformação digital proporcionou ao campo da profissão e do emprego. Por um lado, a recuperação da qualidade de vida associada à dinâmica de trabalho; por outro, a tremenda oportunidade que surge da convergência geracional. Enquanto hoje podemos falar sobre cultura digital, é necessário reconhecer que, para um termo estar ligado à palavra cultura, ele deve ter passado por muitos testes por algum tempo e em diferentes circunstâncias. Isso é precisamente o que aconteceu com o fenômeno digital e a maneira como ele é percebido hoje. Nesse entendimento, é provável que grande parte da sociedade pense que a tecnologia e os gadgets são exclusivos da linguagem Millennial.

A verdade é que os avanços atuais na tecnologia digital não são senão a consequência de uma evolução progressiva que começou nos anos 50.

Do ponto de vista do capital humano e sob este novo panorama, as áreas de Recursos Humanos nas empresas tiveram que se adaptar às novas condições que surgem como resultado dessas tendências. Em nosso tempo, a coexistência de pelo menos cinco gerações torna-se visível no ambiente de trabalho; a experiência e a juventude convergem para criar uma dinâmica de trabalho que requer paciência, colaboração e uma abertura definitiva ao aprendizado. A liderança daqueles que lideram as áreas de RH é vital, independentemente, da geração a que pertencem.

A grande convergência de gerações é, na realidade, um campo extremamente favorável à promoção e debate de ideias, a existência de uma variedade de posições e opiniões que, inteligentemente assumidas, podem enriquecer o capital cultural de qualquer organização ou empresa.

Sem medo de imediatismos ou preconceitos sobre o efêmero, as gerações X e Y poderão contribuir com o valor dos ainda racionais, das tendências analíticas e da linguagem da estatística.

A contribuição da tecnologia digital no campo dos processos de recrutamento é tão revolucionária quanto a feita no setor de varejo, simplesmente porque facilita o perfilamento especializado. Essa contribuição já foi tão profunda na sociedade que modificou os programas de ensino superior de universidades em todo o mundo. Desta forma, as empresas continuarão a fornecer informações valiosas para o design de novas profissões e especialidades.

Mas a Era Digital traz inovações altamente complexas, como Machine Learning e Inteligência Artificial; duas tecnologias que, segundo alguns analistas, deslocariam a intervenção do homem no desempenho do trabalho. A ideia é discutível, uma vez que, embora haja uma substituição do trabalho humano por algumas máquinas, elas ainda não aprenderam a tomar decisões a partir de novas rotas de raciocínio ou decisões intuitivas. No entanto, tecnologias desse tipo nos estimulam a melhorar a preparação profissional que deve ser contínua e cada vez mais inovadora.

Um novo recurso define a cultura de trabalho do século XXI; trata-se da flexibilidade de horários e opções de trabalho em casa. Tais condições favoreceram muitas mulheres, criando uma tendência importante em termos de equidade e gênero. A diversidade e inclusão, bem como a igualdade de gênero no local de trabalho, não são mais uma mera opção, mas são elementos essenciais nos campos de negócios e economia. De acordo com um relatório do McKinsey Global Institute, o PIB global pode aumentar em US$ 12 bilhões se houver progresso em relação aos programas de equidade. A pesquisa da McKinsey também revela que as empresas posicionadas no primeiro quartil em termos de diversidade de gênero são 15% mais propensas a obter um retorno financeiro acima de seus pares no segmento industrial de seu país.

Para saber mais sobre o futuro do trabalho, visite nossas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.