Cobots, colaboração entre humanos e robôs: ajustando as regras entre as expectativas e a experiência do cliente

Por: Theo Pappas

Na era da indústria 5.0, equipamentos e máquinas colaboram com profissionais de todos os níveis, promovendo a atividade humana em maior escala.

Desde a década de 1960, o uso de robôs é constante na indústria de manufatura, especialmente na indústria automotiva, setor que utilizou as primeiras técnicas de robótica para processos de soldagem. À medida que as tecnologias tomavam forma e evoluíam, a robótica transcendia em outras áreas, como logística e processos. Dentro dessa grande indústria, existe um ditado popular que explica três razões pelas quais o uso de robôs foi iniciado: perigo, monotonia e trabalho “sujo”. Hoje as coisas mudaram.

Atualmente, os robôs são usados ​​não apenas em grandes instalações de fabricação e logística, mas também – graças à chegada de robôs menores, mais acessíveis, colaborativos e fáceis de usar – em pequenas e médias empresas que, com base na necessidade de consistência, buscam melhorar a qualidade e a eficiência do fluxo na manufatura.

Os benefícios da automação robótica são muito amplos e hoje permitem:

  • Melhorar a consistência de um produto.
  • Proteger os trabalhadores de tarefas repetitivas e perigosas.
  • A robótica conectada é capaz de gerar constantemente dados sobre o fluxo de peças e a qualidade de seus processos; dados que podem ser processados ​​com Inteligência Artificial para otimizar toda a operação do chão de fábrica e seus processos de fabricação.
  • Permitem que as fábricas produzam variantes com base na escolha do consumidor, com opções pré-configuradas.

Segundo o relatório The Future of Jobs Report 2018 do Fórum Econômico Mundial, até 2025, 130 milhões de empregos serão criados no setor automotivo. O relatório fala da evolução e da conversão de empregos e reforça o desafio da educação da força de trabalho para todo o setor; insiste na importância de treinamento e educação contínuos. Trata-se de transcender e entender que vale mais um trabalhador capaz de usar o robô como uma ferramenta do que um trabalhador que move caixas.

INDÚSTRIA 5.0: HUMANOS E ROBÔS EM COLABORAÇÃO

 A robótica colaborativa é projetada para desenvolver tarefas colaborativas entre humanos e robôs. Independentemente da eficiência dos processos buscados pelo ambiente industrial, devemos ter em mente que essa integração favorece – e desafia – de maneira jamais vista antes em todo o negócio.

Pela primeira vez na era industrial, a tecnologia permite estabelecer uma relação de equidade entre a expectativa de um consumidor e o que ele recebe de uma marca.

Hoje, nossos clientes se expressam por meio de suas escolhas de compra porque existe a possibilidade de intervir na personalização do produto que desejam adquirir, sejam eles consumidores com um nível socioeconômico alto ou médio. Porém, todos estarão dispostos a pagar por “seu produto premium”, desde que seus objetivos pessoais sejam refletidos no que eles compram.

Há um desejo de personalização em massa que constitui o mecanismo cultural que sustenta a Indústria 5.0 e implica o uso e a combinação de tecnologias para atribuir valor humano à fabricação de bens como carros, roupas, casas ou móveis. Os produtos da Indústria 5.0 permitirão que as pessoas se expressem e compartilhem, mesmo que tenham que pagar um preço mais alto para conseguir o que desejam e, sem os aplicativos ou a tecnologia adequada, isso não será possível.

Os robôs colaborativos são as ferramentas que as empresas precisam para produzir essa nova geração de produtos personalizados que os consumidores exigirão a curto e médio prazo.

Os robôs colaborativos são ferramentas poderosas que melhoram e otimizam a velocidade e a precisão de toda a cadeia de colaboradores em um setor.

No âmbito da Indústria 5.0, as pessoas permanecem sendo o centro da produção industrial, desta vez com um papel muito mais crítico e influente, que desafia as empresas e as convida a pensar em uma economia que considera a experiência como um indicador-chave para seus negócios.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades para o setor: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.