Fábricas inteligentes: processos conectados e infinitas oportunidades de negócios

Por: Armando Rodriguez

A tecnologia digital na cadeia de suprimentos não é algo novo. A novidade é a maneira pela qual a produção e a logística se conectam de forma inteligente ao restante do negócio.

Hoje, somos capazes de controlar e monitorar elementos externos, como demanda a curto prazo, flutuações de fornecimento ou alterações na configuração de um pedido que requer diferentes materiais, peças e operações de fabricação. A convergência dos mundos físico e digital – incluindo tecnologia da informação (TI) e tecnologia de operações (TO) – tornou possível a transformação da cadeia de suprimentos. Mudar de operações lineares e sequenciais para um sistema aberto e interconectado de operações de suprimentos – conhecido como rede de suprimentos digital – poderia estabelecer as bases para a competitividade do futuro.

No entanto, para realizar plenamente a rede de suprimentos digital, é provável que os fabricantes precisem desbloquear várias capacidades, que podem ser combinadas em três tipos de integração: horizontal, por meio de sistemas operacionais que alimentam a organização; vertical, por meio de sistemas de fabricação conectados; e holístico de ponta a ponta, que coloca toda a cadeia de valor em operação.

A automação é inerente a qualquer fábrica, e altos níveis de automação já não são novidade. Historicamente, as situações nas quais as máquinas tomavam “decisões” eram lineares e baseadas na automação; por exemplo, abrir uma válvula ou ligar e desligar uma bomba de acordo com um conjunto definido de regras. Com a aplicação da Inteligência Artificial (IA) e a crescente sofisticação dos sistemas ciber-físicos (que podem combinar máquinas físicas e processos de negócios), a automação passa a ampliar seus horizontes e aumenta o campo de decisões complexas de otimização que antes eram tomadas exclusivamente por seres humanos.

Finalmente, e talvez o mais importante, o termo fábrica inteligente também sugere uma integração das decisões e visões das empresas com o restante de sua cadeia de suprimentos, usando o ambiente de TI/TO interconectado. Isso pode mudar fundamentalmente os processos de produção e melhorar as relações com seus fornecedores e clientes.

A economia digital oferece inúmeras oportunidades para fábricas inteligentes

No mundo conectado, cada negócio está se tornando uma empresa de tecnologia. Produtos e serviços inteligentes irão reorientar o comércio para resultados e desfocar as linhas da indústria.

Os produtos das empresas de maquinaria e componentes industriais geralmente são um diferencial importante no mercado e a base de como essas empresas constroem seus negócios e os de seus clientes. Espera-se que eles expandam e redefinam seu modelo de negócios, adicionando serviços digitais ao seu modelo mecânico atual, sempre predominante.

No mundo digitalizado, os processos de negócios devem ir além dos limites internos e externos. Os novos recursos dos produtos ativados digitalmente, vendidos com a ajuda de novos modelos de negócios, exigem que as empresas reimaginem os processos fundamentais em todas as suas linhas de negócios.

Para saber mais sobre o futuro das fábricas inteligentes, visite nossas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.