Na Era digital, líderes focam na verdadeira transformação

Por: Armando Rodriguez

A tecnologia constantemente desafia e questiona muito do que sabemos, convidando principalmente os líderes a enxergar novos cenários e possibilidades.

Mas, nem tudo é tecnologia. Quando se trata de transformação digital, muitos líderes não veem a tecnologia como um componente indispensável para o futuro de seus negócios, mas sim como uma ferramenta operacional ou, mais precisamente, de transformação.

De acordo com um estudo realizado pela Oxford Economics e pelo SAP Center for Business Insight, as empresas que conseguiram mudar seu modelo mental em relação à tecnologia afirmam que concluíram com sucesso a transformação digital. Na perspectiva de Bill McDermott, CEO da SAP, a nova inteligência de negócios trata de conectar negócios, pessoas e dispositivos o mais rápido possível: “Se fizermos as coisas corretamente, podemos saber mais, fazer mais e fazer mais pelos clientes”. O relatório, intitulado 4 Ways Leaders Set Themselves Apart, analisou entrevistas com mais de 3.100 executivos de organizações líderes e revelou, entre outros dados, que as iniciativas de transformação tendem a apagar os limites departamentais, funcionais e operacionais de uma empresa integrada.

Líderes focam na verdadeira transformação

Embora a maioria das empresas afirme que a tecnologia é uma das principais tendências que afetarão os negócios nos próximos anos, as 100 principais empresas globais vão além: 58% delas mencionaram que o fortalecimento do consumidor é a estratégia decisiva, enquanto as demais empresas tendem a se concentrar na competição global e em aumentar a velocidade da mudança.

Uma mudança cultural

Os líderes veem a unificação de suas culturas com uma mentalidade digital como o elemento chave da transformação. Muitos usam equipes de projeto especialmente criadas para redesenhar modelos de negócios e, assim, evitar mudanças graduais e irregulares. Enquanto isso, as demais empresas deixam a transformação nas mãos da TI ou de linhas de negócios individuais, sem os mesmos resultados positivos.

A experiência do cliente é o primeiro passo na transformação

Uma das questões mais relevantes é que os líderes veem a experiência do cliente como a porta de entrada para uma transformação digital bem-sucedida. Eles são 58% mais propensos a apontar o empoderamento do cliente como uma tendência global chave.

Com a exigência de habilidades que impulsionam a transformação digital, os líderes estão investindo cada vez mais em recrutamento e treinamento para garantir que suas áreas de trabalho e equipes estejam preparadas para enfrentar novos desafios à medida que surgem.

Sua liderança está focando nas tecnologias ou em como utilizá-las estrategicamente para liderar na Era digital?

Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.