Aplicações da Inteligência Artificial no mundo atual

Por: Marcus Borba

O cenário tecnológico tem mudado drasticamente nos últimos anos, com o surgimento de novos conceitos, abordagens e ferramentas. A Inteligência Artificial não é mais uma tendência passageira, a IA está aqui para ficar. A convergência de Inteligência Artificial, Machine Learning, ciência de dados, Big Data, Blockchain, robótica, nuvem e Internet Das Coisas (IoT) está transformando a maneira como vivemos, pensamos e trabalhamos.

Muito tem se falado sobre a utilização da Inteligência Artificial no futuro, mas ela já está à nossa volta, apesar de muitas vezes não percebermos, embarcada em softwares, aplicativos, produtos e serviços que utilizamos. A IA também está tornando as empresas mais competitivas, proporcionando a simplificação dos fluxos de trabalho, melhoria dos processos e geração de melhores resultados nos negócios.

As aplicações utilizando Inteligência Artificial estão revolucionando a área de saúde e medicina, desde de estudos de novas drogas, utilização de robôs em cirurgias e auxiliando no diagnóstico de doenças. As análises de imagens e registros médicos de pacientes, dados genéticos e outras informações podem ser combinados para melhorar os resultados do diagnóstico, caminhando para uma medicina cada vez mais personalizada.

Uma aplicação muito interessante utilizando Inteligência Artificial na área de saúde é o chamado “Algoritmo da Vida”, um software criado pela agência África e pela empresa de tecnologia Bizsys para a revista Rolling Stone Brasil, para analisar as postagens públicas no Twitter, com a missão de detectar pessoas com depressão e prevenir o suicídio. O software, que começou como um protótipo no início de 2019, já analisou mais de 34 milhões de tweets e em torno de 1.400 pessoas foram consideradas pelo algoritmo como perfis de alto risco, pelas mensagens que estão publicando no Twitter. Estes perfis são encaminhados para voluntários, que entram em contato com as pessoas através de mensagens, utilizando todo um protocolo, e encaminham para o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O “Algoritmo da vida” foi baseado nos estudos dos departamentos de psicologia da University of Reading (Inglaterra), e da Florida State University (EUA), que mostraram que pessoas em depressão recorrem a um determinado grupo de palavras nas redes sociais, mesmo quando a depressão está em estágios iniciais. Eles denominaram este grupo de palavras de “gramática da depressão”.

A SAP e a AWS abraçaram a ideia, anunciando durante o SAP NOW Brasil 2019 a participação no projeto, que através do expertise tecnológico das duas empresas nas áreas de nuvem, inteligência artificial e análise preditiva, vai permitir gerar escala e uma maior eficiência, proporcionando que a utilização do software tenha um crescimento exponencial.

O desenvolvimento na área de reconhecimento facial evoluiu bastante com a utilização de algoritmos de IA, permitindo confirmar a identificação de uma pessoa através de uma imagem ou vídeo, comparando com os rostos disponíveis em um banco de dados. O reconhecimento facial pode ser útil nas mais diversas aplicações, principalmente na área de segurança, como controle de acesso e prevenção de fraudes, e mais recentemente tem sido utilizado também em aplicações comerciais e de marketing.

Outro campo da Inteligência Artificial de muito utilização atualmente é a chamada visão computacional, que busca desenvolver técnicas para ajudar os computadores a “ver” e “entender” o conteúdo de imagens digitais, permitindo reconhecimento e classificação de objetos em tempo real, sendo utilizadas nas mais diversas funções como análise de imagens em medicina, segurança em automóveis, vigilância patrimonial e inspeção de máquinas na indústria.

Ainda estamos engatinhando em relação ao desenvolvimento e utilização da Inteligência Artificial. Tem se falado muito que o impacto da IA nas nossas vidas será maior do que o proporcionado pela eletricidade e pela internet. Pensando nisso, é sempre bom lembrar que com grande poder também vem grande responsabilidade. Devemos acompanhar cuidadosamente o futuro da IA, o efeito que ela terá na vida humana e quais serão os desafios e as oportunidades que surgirão à medida que ela evoluir.

Acompanhe as redes sociais da SAP e fique por dentro das novidades do setor: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.