Como agregar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável à sua estratégia de negócio

Por: SAP Brasil

O seu negócio pode crescer de maneira sustentável, contribuindo com as comunidades ao redor e integrando um papel social de quem se preocupa com o futuro do planeta.

É praticamente impossível pensar em ser uma organização reconhecida e de sucesso que não tenha um olhar cuidadoso para questões ambientais e sociais urgentes. Uma empresa que busca crescer de maneira sustentável precisa estar atenta aos temas que envolvem o futuro do planeta e da sociedade.

Esse é um desejo da sociedade, que está preocupada com a qualidade de vida nos próximos anos e isso dependerá do quanto as empresas estão dispostas a investir para contribuir com a transformação da realidade do clima no mundo e na melhoria da qualidade de vida.

Na Agenda 2030 das Nações Unidas, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram determinados para que se chegue à próxima década melhor do que estamos agora nos quesitos que envolvem o desenvolvimento econômico, social e o meio ambiente.

Os ODS podem fazer parte das estratégias delineadas para o desenvolvimento do seu negócio, já que falam sobre pensamento regional e como levar em consideração condições e contextos de localidades para criar projetos mais eficazes.

Em sua área de responsabilidade social corporativa, a SAP definiu os pilares para sua estratégia que incluem: “apoio à educação; apoio ao empreendedorismo e; apoio à inserção de jovens no mundo digital”, priorizando projetos de comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Durante o SAP NOW Brasil, que aconteceu em setembro, a empresa apresentou a Associação Crescer Sempre, uma escola de ensino infantil e médio que atende crianças e adolescentes na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

Entre outras coisas, a proposta pedagógica para os alunos do ensino médio envolve projetos voltados para a tecnologia, estudo do meio e ciências. Além da oferta de um curso de matemática voltado para o Enem e que é dedicado aos alunos do terceiro ano. Tudo isso contribuiu para que a instituição figurasse na 85ª posição entre as 100 melhores escolas da cidade.

Em Sergipe, a SAP firmou parceria com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), que recebe suporte para desenvolver projetos com base em tecnologias nas áreas da saúde, educação e economia criativa. Além disso, a SAP contribui com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) que mantém projetos de capacitação e geração de renda para comunidades ribeirinhas.

Essas são contribuições que ajudam a promover um futuro sustentável, a partir de transformações que promovem mudanças reais. A estratégia de trabalhar as mudanças de baixo para cima, começando pela estrutura, entendo sua complexidade e oferecendo meios para que cresça de modo benéfico pode abrir novos caminhos para parcerias e negócios de futuro.

Esse trabalho ajuda a construir narrativas, pautadas pela parceria e pelo sucesso de projetos que incentivam o desenvolvimento das pessoas e incluem o seu negócio na lista de empresas interessadas no bem-estar social e no crescimento sustentável das comunidades.

Saiba mais sobre como a SAP atua para contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade acompanhando os canais de comunicação: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.