>

Disrupção na experiência do cliente do varejista latino-americano

Por: Pietro Delai, Gerente de Pesquisa de Software e Nuvem, para IDC Latinoamérica

De acordo com o estudo IDC Latin America, Tendência de Adoção do ERP na Cloud, 2019, espera-se que a experiência e a lealdade do cliente (Customer Experience ou Customer Engagement) estarão no mesmo nível de importância para empresas das indústrias de Comércio e Telecomunicações, 12,8% e 12,5% respectivamente. Contudo, chama a atenção que a indústria de comércio não é a que mais investe em TI para uma melhor experiência do cliente por meio de recursos digitais e físicos. Apenas 68% das empresas de comércio planejou investir em soluções direcionadas ao cliente nos próximos 12 meses, uma cifra menor se compararmos com outras indústrias, acima de 70%, como educação e telecomunicações.

Tradicionalmente,   a   experiência do  cliente  varejista  se  resumia  a um único momento: à compra do produto ou serviço. Este enfoque impede  observar  e  medir  o  que acontece    antes    e    depois    do processo de compra. Atualmente, os canais pelos quais se   tem   uma   interação   com   o cliente  são  diversos:  desde  uma chamada  com  um  representante de vendas, a receita e cotação em páginas   web,   o   momento   de estabelecer   a   ordem   online   e buscar na loja ou inclusive selecionar um produto na loja e pedir a entrega a domicílio, o suporte pós-vendas ou a aplicação de garantias de produto ou serviço. Como se pode ver, o consumidor pode iniciar o seu processo em um canal (por exemplo, em uma página web) e terminar em outro completamente distinto (na loja para buscar seu produto). Essa ominicanalidade representa um desafio à integração e comunicação frente ao cliente em um ciclo que deve ser completo e mensurável de ponta a ponta.

A grosso modo, poderíamos mencionar estes casos de uso:

  • Antes da compra –Por meio de analítica avançada de custos e inteligência de negócios, ter conhecimento sobre as tendências do mercado, fixar preços e armar ofertas ou promoções, prever demanda e contribuições de vendas e marketing, escolha de canal físico ou digital (incluindo redes sociais).
  • Momento da compra –Com Big Data e Inteligência Artificial, compreender as preferências particulares do cliente, automatizar recomendações em loja ou uma chamada do assessor de vendas, ou desenvolver a compra assistida ou complementar online com base em hábitos e compras anteriores. Fonte: IDC América Latina.
  • Depois da compra – ERP e Inteligência Artificial para entregar e dar assistência aos serviços ou cumprimento de um contrato, estender a garantia de um cliente preferencial ou, inclusive, orientar e dar opções ao cliente sobre a disposição ou a retirada do produto criando uma maior consciência ecológica.

Finalmente, a experiência do cliente apenas terminará quando ele não utilizar mais o produto ou serviço.

De  acordo  com  o IDC  FutureScape: Worldwide  Customer  Experience  2019  Predictions – a  nível mundial, estima que, em 2021, 30% das empresas aproveitarão a Inteligência Artificial e a analítica avançada sobre seus clientes (Advanced Customer Analytics)  com  a finalidade de fazer sugestões que conduzam rumo a uma experiência inovadora para o cliente com base no valor que se entrega desde a perspectiva de segmento de mercado, pessoa ou indivíduo.

Logo,  para  ser  competitivas,  as  empresas  varejistas  da  América  Latina  devem  considerar  que  a transformação  da  experiência  do  consumidor  deve  ser  disruptiva  apoiando-se  em  tecnologias inteligentes e de automatização que sejam capazes de suportar a inovação e a omnicanalidade em cada uma das interações (seja ela física ou digital) para conseguir essa experiência memorável para o cliente e sua lealdade de longo prazo.

Artigo original: https://www.sap.com/brazil/documents/2019/08/d695531e-637d-0010-87a3-c30de2ffd8ff.html

Acompanhe as redes sociais da SAP e fique por dentro das novidades do setor: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.