Iniciando uma cultura de inovação dentro das empresas

Por: SAP Brasil

Uma cultura de inovação se alimenta de novidades, desafios e de empresas que estejam abertas para crescer em um universo compartilhado, onde cada um contribui com o que faz de melhor.

Como você vê a inovação? Muitas pessoas veem a inovação como algo que só é possível com a internet e os aparelhos que se conectam a ela e que permitem criar novas soluções como aplicativos, por exemplo.

Pensar em inovação como algo ligado exclusivamente aos smartphones conectados à internet ou às empresas que controlam informação é limitar soluções que podem chegar por outros caminhos, talvez mais simples, mas que criam novas oportunidades de negócios e que são indispensáveis para o equilíbrio econômico da sociedade.

Inovação, em sua definição mais simples, significa novidade e no mundo dos negócios a novidade não se resume a algo nunca visto, mas às melhorias de processo, de produção e desenvolvimento que somos capazes de propor e aplicar causando transformações de impacto na realidade corporativa.

Isso quer dizer que não é preciso criar as soluções do zero. As empresas que buscam inovação procuram no mercado parceiros que ofereçam soluções que transformam a realidade do seu negócio e isso implica o investimento em novas ferramentas. Essas empresas podem tornar-se inteligentes, implementando melhorias em suas práticas e processos sem ter quer ter um modelo de negócio igual ao das Big Techs.

Seguindo as tendências, a SAP contribui com as empresas para que estas possam viver a transformação digital dentro de seu escopo de negócios, implementando uma nova infraestrutura de computação que utiliza funções analíticas de mobilidade, nuvem e Big Data, além de Blockchain e Machine Learning.

Investir nessas novidades significa empreender, aumentando seu potencial de desenvolvimento interno e, consequentemente, trazendo bons resultados para o seu negócio. Ajudando a motivar seus colaboradores, para que entendam que uma cultura de inovação pode gerar ganhos positivos para seu desenvolvimento profissional.

Mas para que toda essa inovação chegue é necessária uma mudança na cultura organizacional, que favoreça o desenvolvimento de ideias e a chegada de novidades. Fazendo com que todos se sintam parte da empresa, formando um time unido. Compartilhando as experiências com todos e não deixando que as ideias inovadoras fiquem no papel. Coloque-as em prática. Isso contribui para que confiança da equipe aumente.

Uma cultura de inovação pede que a sua empresa e sua equipe estejam abertos aos novos desafios. Eles sempre chegam e uma equipe unida e motivada pode viver as transformações com sucesso.

Saiba mais sobre como criar uma cultura de inovação para o seu negócio acompanhando a SAP nas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.