SAP define curso para o futuro com nova geração de líderes

WALLDORF — A SAP SE (NYSE:SAP) anunciou hoje que Bill McDermott decidiu não renovar seu contrato e está deixando sua posição como diretor executivo (CEO). Seguindo o plano de sucessão de longo prazo da empresa, Jennifer Morgan e Christian Klein, membros do Conselho Executivo, foram nomeados co-CEOs. A nomeação para os cargos já está em vigor, com a aprovação do Conselho Supervisor da SAP SE.

  • McDermott deixa a SAP depois de uma década de sucesso como CEO
  • Morgan e Klein serão co-CEOs

McDermott permanecerá com uma função consultiva até o final do ano para garantir uma transição tranquila.

“A SAP não seria o que é hoje sem Bill McDermott”, afirma Hasso Plattner, presidente do Conselho Supervisor da SAP SE. “Bill fez contribuições inestimáveis para a empresa. Agradecemos tudo o que fez pela SAP. Ele foi o principal condutor da transição da SAP para a nuvem, transição essa que garantirá nosso crescimento por muitos anos. Agradecemos por tudo o que fez pela SAP. Também parabenizamos Jennifer e Christian pela oportunidade de construir uma base sólida para o futuro da SAP. Há mais de um ano, Bill e eu tomamos a decisão de ampliar as funções de Jennifer e Christian como parte de um processo de longo prazo para promover o desenvolvimento profissional dos dois executivos como integrantes da nossa próxima geração de líderes. Estamos confiantes na visão e na capacidade de ambos para guiar a SAP em sua próxima fase de crescimento e inovação.”

“Todo CEO sonha em poder fazer a transição de uma empresa para sua próxima geração, estando em uma posição sólida”, afirma McDermott. “Quando olhamos para onde estávamos e onde estamos hoje, simplesmente não poderia estar mais orgulhoso do que a SAP alcançou na última década. Sou grato pela oportunidade de liderar uma das melhores empresas do mundo. Agora é o momento de todos começarem um novo e empolgante capítulo, e estou confiante de que Jennifer e Christian farão um excelente trabalho. Espero poder apoiá-los até o final de 2019 e assim estabelecer as bases para 2020 e depois. Para todos os clientes, parceiros, acionistas e colegas que depositaram confiança na SAP, só posso deixar minha sincera gratidão e respeito sem fim.”

McDermott ingressou na SAP em 2002. Contando com sua liderança na América do Norte, a SAP conseguiu aumentar significativamente sua participação de mercado na região, posicionando-se para se tornar uma potência global. O executivo liderou as operações de clientes em todo o mundo e ingressou no Conselho Executivo em 2008. Na última década, McDermott atuou como CEO e supervisionou um período de crescimento significativo da SAP, incluindo a expansão do portfólio e o início da importante transição para a computação em nuvem. Sob a liderança de McDermott, as principais métricas, entre elas valor de mercado, receita, lucro, engajamento dos funcionários e sustentabilidade ambiental, vêm se fortalecendo substancialmente desde 2010.

Com o endosso formal do Conselho Supervisor, a empresa colocou em prática o plano de sucessão de liderança, desenvolvido para preservar a continuidade dos negócios e capacitar a nova geração de líderes antes do anúncio formal do ano-calendário de 2020.

“Como já demonstraram, Jennifer e Christian se complementam perfeitamente e serão ótimos co-CEOs, um modelo de liderança que já foi testado pelo tempo na SAP com vários exemplos de sucesso anteriores”, acrescenta Plattner.

Morgan e Klein trazem décadas de experiência no segmento de software empresarial, também tendo atuado no Conselho Executivo da empresa.   Morgan ingressou na SAP em 2004 e mais recentemente foi presidente do SAP Cloud Business Group, supervisionando as unidades Qualtrics, SAP SuccessFactors, SAP Ariba, SAP Fieldglass, SAP Customer Experience e SAP Concur.  Foi nomeada membro do Conselho Executivo em 2017.

“Não poderia estar mais agradecida a Hasso Plattner e ao Conselho Supervisor por confiar em mim e em Christian para liderar o próximo capítulo da SAP. Aceitamos o desafio com um alto grau de humildade, mas também com uma crença sincera de que o melhor ainda está por vir. Temos os melhores e mais talentosos profissionais do mundo, que nos dão muita confiança para seguir em frente. Bill McDermott foi não apenas um líder espetacular, mas um mentor e um modelo para muitos de nós. Com Bill, estávamos seguros de contar com um gigante. Hoje estamos ansiosos para dar continuidade a seu legado de sucesso”, afirma Morgan.

Klein iniciou sua carreira na SAP há duas décadas como estudante e mais recentemente atuou como diretor de operações, também supervisionando o desenvolvimento de produtos para a principal solução de ERP, o SAP S/4HANA®. Anteriormente, trabalhou como diretor financeiro da SAP SuccessFactors e como diretor de controladoria da SAP. Klein foi nomeado para o Conselho Executivo em 2018.

“Como alguém que iniciou a carreira na SAP, esta é a maior honra que poderia imaginar – me tornar co-CEO ao lado de Jennifer. Hasso Plattner nos deu uma grande chance e estamos verdadeiramente gratos a ele e ao Conselho Supervisor. A SAP tem o portfólio de soluções mais abrangente do setor. Temos uma oportunidade sem precedente de terminar o que começamos e entregar soluções para empresas inteligentes. Esta será a melhor maneira de honrar nosso antecessor, Bill McDermott. Sempre nos esforçaremos para sermos líderes que revelam o melhor das pessoas, como Bill sempre fez “, afirma Klein.

Em um comunicado de imprensa separado, a SAP também reportou os resultados de negócios do terceiro trimestre, destacando uma sólida receita de dois dígitos, crescimento dos lucros e expansão significativa da margem.

A SAP fará uma teleconferência sobre este anúncio para mídia e analistas em 11 de outubro de 2019, às 8:00 a.m. CET (2:00 a.m. ET/11:00 p. m PT em 10 de outubro). A conferência estará aberta para chamadores internacionais via +44 (0) 330 336 9107 e para interessados nos EUA em +1 (646) 828-8156 (código de conferência: 6731312). A reprodução da reunião estará disponível posteriormente em http://www.sap.com/investor.

Visite a Central de Notícias da SAP. Siga a SAP no Twitter usando @SAPNews.

Acompanhe as redes sociais da SAP Brasil: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.