Tecnologias que estão contribuindo para dar mais agilidade e simplificação à cadeia de suprimentos

Por: SAP Brasil

Com um amplo sistema de funcionamento, a cadeia de suprimentos precisa de soluções que transformem a segurança e deem mais agilidade aos processos no setor

O funcionamento da cadeia de suprimentos pode ser bastante complexo, são muitos parceiros comerciais envolvidos e os processos podem ser numerosos. É um ecossistema amplo de negócios, que conta com fornecedores, diversos pontos de origem de mercadorias, fabricantes, distribuidores, transportadoras e prestadores de serviço. Acompanhar todos esses processos e ter a segurança de que serão realizados em conformidade com as práticas acordadas pode não ser tão simples.

Para controlar todas as etapas da cadeia de suprimentos, é essencial buscar soluções que integram as informações e simplifiquem o fluxo de trabalho. A Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain e outras tecnologias inovadoras apresentam tendências capazes de transformar os modelos operacionais existentes.

Muitas delas ainda estão em fase de experimentação e não foram amplamente adotadas pelas empresas do setor, mas as mudanças pelas quais estão passando prometem levar mais agilidade e segurança aos negócios.

A Inteligência Artificial pode contribuir com uma melhora nos níveis de entregas e pedidos através de recursos que ajudam a otimizar as entregas e reposições, utilizando algoritmos que identificam falhas de equipamentos.

O impacto da Internet Das Coisas na cadeia de suprimentos pode ser profundo, nas áreas que correspondem à qualidade do atendimento ao cliente, melhorando a utilização de ativos, o tempo das atividades e o desempenho de ponta a ponta.

Mas as transformações já estão acontecendo. O rápido crescimento do aplicativo de entregas, iFood, foi o propulsor para que a empresa notasse que precisava transformar sua área de compras se quisesse continuar atendendo com qualidade a crescente demanda que já batia a sua porta. Ao escolher o SAP Ariba, a empresa definiu o uso de uma interface amigável, que facilitasse o acesso dos usuários e a agilidade no uso dos sistemas, obtendo uma ferramenta transparente que permite uma visão ampla sobre todos os processos.

Em entrevista à Agência SAP, Tiago Lemos, CPO do iFood, reiterou a importância de ter uma solução que sustentasse o crescimento da empresa e que pudesse envolver seus colaboradores nessa nova proposta, dando-lhes ferramentas para que eles possam entender os propósitos da marca, contribuindo com a evolução dos negócios.

O SAP Ariba é o conjunto de soluções em nuvem desenvolvidos pela SAP para a cadeia de suprimentos. Integrando informações para facilitar a gestão dos gastos, o controle de custos, minimizar os riscos e integrar os processos de procurement, automatizando o trabalho, ele propõe a simplificação do comércio e o reforço na segurança das transações.

A tecnologia Blockchain também está contribuindo com a cadeia de suprimentos viabilizando a rastreabilidade, segurança e automação, apesar de ainda apresentar aspectos críticos por conta da verificação não regulamentada. Mas esse é um passo que não depende exclusivamente das empresas, é preciso que o poder público adote a ferramenta para que as certificações possam ser realizadas com mais agilidade, unificando os canais de comunicação e agilizando a conferência de informações. Isso levará mais segurança para as relações entre parceiros na cadeia de suprimentos.

Os próximos passos vislumbram um desenvolvimento ainda maior para o setor e a tecnologia é quem deve contribuir com mais força para levar o crescimento à cadeia de suprimentos.

Acompanhe as novidades sobre as soluções que a SAP oferece para modernizar o trabalho da cadeia de suprimentos. Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.