Black Friday: como otimizar a cadeia de suprimentos para atender a demanda

Por: SAP Brasil

A Black Friday chegou e as empresas precisam se preparar para receber demandas ainda maiores, mantendo a qualidade do atendimento e cumprindo os prazos de entregas

A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico prevê uma alta de 18% no número de vendas durante a Black Friday com relação a 2018. O impulsionamento no número de vendas é uma oportunidade para o comércio e também um sinal de que é preciso reforçar o estoque de produtos e traçar estratégias para manter o padrão de qualidade de atendimento e os prazos das entregas.

O setor de Procurement engloba não só a aquisição de mercadorias, como também toda as estratégias e ações nos períodos pré, durante e pós compra. Uma estratégia para a Black Friday é essencial para reforçar o contingente e gerenciar os recursos que serão utilizados durante esse período intenso de vendas.

Contratação de equipe externa: para que a Cadeia de Suprimentos funcione com toda a sua capacidade, empresas podem aderir a contratação de força de trabalho externa. Com uma perspectiva de aumento das atividades é possível avaliar a quantidade de profissionais que será necessário contratar durante a Black Friday e já existem soluções que ajudam a encontrar e gerenciar esses trabalhadores e os serviços adquiridos. Isso ajuda a manter o padrão de atendimento e reforça a qualidade do seu trabalho perante o cliente final.

Automatização de processos para simplifica operações: processos automatizados ajudam a simplificar e centralizar o fluxo de compras e pagamentos. A solução SAP Supplier Relationship Management trabalha simplificando as operações, ajudando a determinar o cumprimento de políticas de compliance e contratos e melhorando a gestão das despesas. Além de permitir que as empresas tenham mais visibilidade do relacionamento que mantém com fornecedores, acompanhando seu desempenho e acelerando a duração dos ciclos de compras.

Equilibre oferta e procura: nesse momento, planejar a demanda é indispensável e manter sistemas que comportem todas as informações do seu estoque e facilitem a gestão ajudará você a acessar prazos, quantidades de produtos e contratos com fornecedores. Isso exige que você esteja um passo à frente da sua demanda, mantendo as atividades de planejamento da cadeia de suprimentos integradas para reforçar o estoque.

Adote soluções para o rastreamento de produtos: a gestão da cadeia de suprimentos não pode estar completa se você não possui controle total sobre os produtos. Softwares de rastreamento ajudam a manter a visibilidade dos produtos e da logística de ponta a ponta.

Uma visão geral sobre a capacidade de trabalho disponível na Cadeia de Suprimentos ajuda a determinar se sua empresa suporta o volume de trabalho que será demandado durante a Black Friday.

Acompanhe nossas redes sociais e encontre informações sobre a solução ideal para a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.