Como as tecnologias inteligentes podem ajudar a evitar fraudes no setor financeiro

Por: SAP Brasil

As fraudes no setor financeiro geram milhões em prejuízo para as instituições, é preciso investir em segurança para entregar mais confiança ao cliente

Mesmo com diversos recursos de segurança, o setor financeiro está passível de sofrer com fraudes. O prejuízo pode ser milionário para as instituições financeiras e o investimento para a remediação de ações criminosas pode ser muito alto, acarretando ainda mais perdas.

Diariamente cibercriminosos aprimoram suas técnicas para tentar acessar sistemas financeiros e operar transações fraudulentas. O que se pode esperar é um investimento em soluções preventivas e que as instituições financeiras busquem ferramentas robustas de proteção dos sistemas, rastreando cada passo do dinheiro e monitorando cada acesso.

Afinal, em casos escandalosos de fraude, não é só o dinheiro de investidores que corre risco, mas a imagem da instituição financeira escolhida para gerir os investimentos também pode ser prejudicada pela deficiência na segurança dos seus serviços.

De acordo com informações divulgadas no Fórum Econômico Mundial, em 2017, as empresas privadas estavam gastando cerca de US$ 8,2 bilhões em ações de controle contra lavagem de dinheiro. A estimativa de prejuízo é de que para cada dólar roubado, a instituição perde quase três dólares. Os riscos são altíssimos.

Os crimes e fraudes no setor financeiro ganham novas roupagens com a evolução da tecnologia e é por isso que as empresas precisam investir em sistemas que reforcem a proteção das informações, além de ter o trabalho de todas as equipes totalmente monitorado e permeado por ações de compliance.

O controle dos riscos deve estar presente no dia a dia das organizações financeiras. E uma das principais ações a tomar é escolher empresas confiáveis que ofereçam soluções seguras para a proteção das operações e que considere todos os processos, oferecendo plataformas de dados e viabilizando o planejamento e a análise das finanças.

É importante que se tenha total controle das operações. Para isso, empresas como a SAP desenvolvem soluções que permitem reforçar a confiança do cliente, oferecendo boas experiências e controle total das operações financeiras.

Algumas tecnologias já são tendência quando o assunto é evitar fraudes no setor financeiro, veja algumas delas:

Internet das Coisas (IoT): pode possibilitar a ampliação na oferta de produtos e serviços personalizados, aproximando ainda mais a relação entre instituições financeiras e clientes por meio de aparelhos eletrônicos conectados à internet. A conexão com inúmeros dispositivos ajudará a identificar fraudes com mais facilidade.

Biometria: a biometria já tem sido utilizada em caixas eletrônicos e aplicativos bancários. A previsão é de que sistemas de reconhecimento facial e de voz também passem a fazer parte dos mecanismos de autenticação de transações.

Big Data e Analytics: a expectativa é que esta combinação contribua como base para outras tecnologias, oferecendo dados e informações que ajudem as instituições financeiras a reduzir riscos, conhecendo melhor as preferências de seus clientes e aumentando a eficiência dos serviços digitais.

Inteligência Artificial e Machine Learning: a Inteligência Artificial é fundamental para a proteção contra invasões e fraudes e a sua combinação com Machine Learning permite que os sistemas aprendam o comportamento de usuários, identificando ações que fogem dos padrões e criando mecanismos para defender as informações.

Blockchain: causando transformações nas operações empresariais, o Blockchain tornou as transações mais seguras e confiáveis. Através do SAP Leonardo, a tecnologia tem ajudado na integração dos dados, mantendo a integridade dos usuários.

As organizações precisam rever seu modelo operacional, adotando práticas e reunindo uma equipe formada por pessoas experientes e de confiança, investindo em sistemas que podem ser aprimorados constantemente, mensurando riscos e antecipando-se às ações criminosas. Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.