“Funes, el memorioso” e as bases de dados

Por: Anali Vidal

A solução SAP HANA está permitindo que cada vez mais empresas tenham acesso a serviços inovadores, com dados e análises em tempo real.

Dias atrás, revi mentalmente um número incontável de pequenas e médias empresas que conheci através do meu desempenho profissional. Muitas, que eram pequenas na época, já não são tão pequenas assim. Outras, que eram médias, cresceram ainda mais em tamanho, faturamento e folhas de pagamento. E conforme imagens, pessoas, cidades e edifícios passavam pela minha memória, tentei encontrar uma explicação para o desempenho dessas empresas.

A resposta veio de uma analogia do que estava acontecendo comigo naquele exato momento com o que acontece com as informações dentro da operação de uma empresa.

Imaginei um personagem oposto ao de “Funes, El Memorioso”, protagonista do romance fantástico do escritor argentino Jorge Luis Borges, que se lembrava de tudo o que via com detalhes. Para o meu experimento, imaginei uma pessoa com uma mente “vazia”, sem memória. Se meu “anti-Funes” quisesse reconstruir essas memórias que tinha, deveria ter recorrido a fotos, recortes de jornais, anotações, gravações e depoimentos de outras pessoas. Imaginei o tempo que demoraria para coletar, classificar e analisar todas essas informações para reunir e visualizar o que eu tinha recuperado em poucos segundos. E então encontrei a explicação que estava procurando. A diferença era que os dados estavam distribuídos em diferentes lugares, desconectados e, às vezes, distantes, ou que estavam todos em minha memória, no mesmo lugar, disponíveis em frações de segundo.

Quando analisei qual era o denominador comum da maioria das empresas que vi crescer, descobri que a maioria delas havia decidido implementar as soluções de gerenciamento de negócios da SAP. E todas elas decidiram utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo SAP HANA.

Qual é o diferencial do SAP HANA? Ele combina um banco de dados robusto com serviços para criar aplicativos inovadores e permite o acesso às informações em tempo real, com transações e análises em uma plataforma de memória. Ou seja, todos os dados da empresa estão lá, juntos, padronizados e acessíveis de forma dinâmica, tornando

Para tornar visível todas as áreas do negócio, analisar tendências ou fazer previsões, assim como eu não precisava ir a diferentes “repositórios” para procurar fotografias, anotações ou pessoas que conheci dessas empresas, aqueles que tomam as decisões em empresas bem-sucedidas processam e analisam todas as informações de sua organização em tempo real, no banco de dados hospedado na memória, graças ao SAP HANA.

Só para dar um exemplo, a Agripac, grupo de comércio agroquímico com sede no Equador, cresceu muito nos últimos anos. Eles abriram matrizes e filiais em várias cidades do Equador, o que tornou o controle das operações mais complicado. Após migrar sua plataforma, implementaram o SAP HANA em apenas 8 meses.

Após analisar os dados mestre disponíveis, descobriram na prática que os processos funcionais eram muito mais ágeis e reduziram significativamente o tamanho do banco de dados para que o mesmo pudesse ser suportado na memória. As cópias de backup dos seus dados foram reduzidas de 8 horas para 30 minutos. E, assim, todas as informações contábeis, do ponto de venda ou dos clientes, estão disponíveis online e de modo integrado, em tempo real e sabendo que os dados são confiáveis e seguros. Eles conseguiram ter um sistema de backup para todo o ERP na nuvem e, desse modo, asseguram as operações da empresa imediatamente em caso de acidentes.

Os tempos de resposta e avaliação das necessidades de entrada, requisitos do cliente, modificações internas do processo e a visibilidade das informações em tempo real foram consolidadas e unificadas em todos os pontos de venda e em toda sua equipe. Das operações comerciais aos dados contábeis, todos foram acelerados. O resultado: a tomada de decisão principal para os negócios foi baseada em informações confiáveis e disponíveis instantaneamente. O mais valioso: a inteligência aplicada à análise desses dados – por meio de painéis online com o cruzamento de diferentes fontes e variáveis instantaneamente – permitiu a projeção e previsão da evolução dos negócios.

Digamos que, de algum modo, a Agripac integrou no coração da empresa o seu próprio “Funes, El Memorioso”. Esse banco de dados na memória, que permite gerenciar o SAP HANA, foi fundamental para gerenciar e impulsionar o crescimento.

Você não acha que está na hora de avaliar soluções de negócios desse tipo? Ou prefere continuar coletando fotografias, notas e depoimentos e ficar percorrendo prédios para expandir seus negócios?

Siga a SAP nas redes sociais e saiba como o SAP HANA está contribuindo para o crescimento das empresas por todo o mundo:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.