O verdadeiro significado de crescimento sustentável

O conceito tem sido muito utilizado no universo corporativo, mas será que todos os gestores entendem seu real significado e têm conseguido aplicá-lo?

As definições do que é crescer com sustentabilidade vão ganhando ainda mais sentidos com o passar do tempo, quando as empresas começam a perceber que crescer com sustentabilidade significa pensar em toda a gestão eficiente de sua cadeia produtiva, considerando os impactos causados ao meio ambiente e a sociedade, reconhecendo sua responsabilidade sobre esses pontos e sua contribuição para o futuro.

Mas manter o crescimento sustentável exige estratégia e atenção dos líderes, que precisam estar próximos e atentos, reunindo-se com frequência para que a responsabilidade sobre cada ação esteja em um alto nível.

Um dos conceitos utilizados para definir o que é crescer de maneira sustentável fala sobre crescimento repetível, que significa manter a evolução e estabilidade dos negócios, isso quer dizer que é preciso pensar em quais necessidades seu atual cliente pode ter no futuro. Criar estratégias que ajudam a reduzir despesas e asseguram capital adequado é outro ponto fundamental para que líderes entendam o papel social de suas organizações e adotem uma cultura que possa se adaptar às novas demandas sociais.

A agenda ética das empresas também possui função indispensável no caminho do crescimento sustentável, é preciso fazer mais do que discursos, colocando em prática os valores que costumam ser amplamente divulgados. E esse é um ponto que precisa ser constantemente observado, debatido e fiscalizado.

Conforme as empresas crescem, sua responsabilidade aumenta e é preciso pensar nesse crescimento de forma responsável e questionar qual relevância sua empresa terá para a comunidade regional, considerando que a sustentabilidade também inclui questões em áreas como educação, saúde ou economia local.

O que cabe às organizações que almejam crescer de maneira sustentável é perceber como seu papel pode ser determinante no impacto causado ao meio ambiente, no uso de recursos naturais, na criação de oportunidades ao meio social em que estão inseridas para que elas também cresçam e mantenham-se ligadas diretamente aos valores que carregam. É necessário que as organizações questionem suas posturas internamente para que os benefícios possam reverberar fora do ambiente corporativo.

Um negócio sustentável precisa conhecer o período em que está vivendo e pensar em um futuro em que estará consolidado, considerando todas as questões sociais e econômicas, acompanhando tendências e adotando uma gestão inteligente que envolva a contratação de fornecedores que tenham práticas e políticas que conversem com as suas, gerindo todos os processos e custos. Mantendo controle total sobre como suas operações acontecem.

Contribuindo com o crescimento sustentável, soluções como o SAP Ariba estão ajudando as empresas a gerir seu ecossistema e impactando toda sua cadeia valor ao permitir que gestores acompanhem informações em tempo real, tornando suas ações mais estratégicas.

Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.