PMEs latino-americanas e suas prioridades: como a tecnologia lhes permite alcançá-las

Por: Anali Vidal

Pequenas e médias empresas da América Latina estão alcançando suas prioridades com rapidez após a implementação de soluções SAP para a gestão de negócios.

Uma pesquisa encomendada pela SAP a 3.904 executivos de pequenas e médias empresas de 13 países mostrou que entre as principais prioridades de negócios das PMEs estão melhorar a eficiência e a produtividade, reduzir custos, permitir o crescimento e manter a qualidade, incentivar a inovação, promover a lealdade do cliente, melhorar o fluxo de caixa, melhorar a retenção e o desenvolvimento dos colaboradores e otimizar a vantagem competitiva.

Aqui contamos três casos reais de PMEs na América Latina que comprovaram como a implementação de soluções tecnológicas lhes permitiu alcançar várias dessas prioridades.

Organizar para melhorar

A Financeira de Desarrollo Nacional S.A. (FDN) foi criada na Colômbia em 2011 para ajudar a superar as dificuldades de financiamento de alguns projetos de infraestrutura grandes naquele país. É um banco de desenvolvimento que trabalha em soluções de crédito que melhoram o risco de crédito e facilitam a entrada de bancos privados e outras instituições financeiras em cada projeto.

As características do FDN fazem da transparência de sua gestão e do cumprimento de requisitos legais e técnicos muito específicos prioridades fundamentais. E era isso que a entidade procurava quando decidiu implementar o SAP Open Text, sistema de gestão e administração de documentos da SAP que permite acomodar todos os documentos de uma empresa em um repositório central e seguro, tornando as pesquisas fáceis e intuitivas.

Após a implementação, o FDN passou de ter muita informação desorganizada a ter um processo organizado de gestão e pesquisa. A entrega de licenças de acesso a essa informação é muito mais controlada.

Se antes apenas o contrato final de cada projeto estava disponível, agora a documentação de qualquer etapa de todo o processo pode ser acessada, o que lhe confere maior transparência.

Finalmente, melhorou a eficiência na gestão de cada projeto e facilitou o cumprimento de todos os requisitos legais e técnicos.

O valor de cada colaborador

A Farmacity é uma empresa argentina com 6.600 funcionários em todo o país, distribuídos em 240 farmácias localizadas em 15 províncias, que atendem 2,8 milhões de clientes por mês.

Antes da implementação da tecnologia SAP, a empresa utilizava diversas bases de dados, o que comprometia a confiabilidade e a integridade das informações dos funcionários, tornando o acesso aos dados bastante complexo. Com as soluções SAP SuccessFactors, os colaboradores da Farmacity agora podem acessar suas informações pessoais e de desenvolvimento através de um único login online. Isto melhorou significativamente os tempos de pesquisa e aumentou a produtividade. Os funcionários têm mais controle sobre o seu próprio desenvolvimento na empresa e das suas equipes.

As soluções implementadas permitiram o acesso direto à informação de cada funcionário, a automatização das avaliações de desempenho, a flexibilidade na concepção dos sistemas de compensação, bem como nos processos de contratação e desvinculação de cada colaborador, e o acesso simplificado aos dados: cada líder conta com a informação necessária de cada membro da sua equipe.

Inovação desde o início

DUCIT é uma empresa argentina com 470 colaboradores dedicados à custódia de valores. É a única empresa do seu setor constituída desde sua criação com soluções na nuvem, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e ferramentas analíticas em seus processos integrados, do começo ao fim. É também a primeira empresa a conectar e integrar sistemas SAP aos contadores de notas.

Todos os caminhões da DUCIT estão equipados com tecnologia na nuvem. A proposta, inovadora e de inclusão financeira, foi implementada do zero em apenas 9 meses. A eficiência gerada em seus processos logísticos permitiu uma economia média de 30% em relação aos custos de transporte de dinheiro de outras empresas. Esta eficiência foi alcançada por meio da digitalização, automatização e análise de 100% dos seus processos de back office e core business. A empresa também atingiu 100% de rastreabilidade e segurança dos caminhões de transporte e sua tripulação, além da visibilidade e rastreabilidade dos processos financeiros, contábeis e regulatórios, com a mitigação de riscos em atualizações de software, manutenção e interfaces. Tudo isso graças à plataforma SAP S/4HANA Enterprise Cloud Platform.

Referências:

FDN: https://fdn.com.co/

Siga os canais de comunicação da SAP e acompanhe todas as novidades sobre o mundo dos negócios e da tecnologia: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.