A diversificação como fator de crescimento no setor da saúde

Por: SAP Brasil

Adotar modelos de diversificação está atraindo clientes e novos investidores, que acreditam na ampliação de serviços para que as empresas possam crescer

As mudanças no setor de saúde privada pedem transformações nos modelos tradicionais de negócios. O mercado tem novas demandas relacionadas a procedimentos de atendimento, até questões relacionadas a um gerenciamento de custos mais rigoroso e a oferta de melhores experiências para o consumidor.

O crescimento das empresas de saúde pode ser mais positivo se elas estiverem dispostas a se desligar de seus modelos tradicionais, ainda que seja um processo demorado. A diversificação de soluções e investimentos como novas tecnologias e serviços de saúde pode ajudar as empresas do setor a obter melhores desempenhos e retornos. Apesar dos riscos, é preciso acompanhar o mercado para expandir os negócios. Algumas lições podem ajudar:

Diversifique para proteger seu núcleo: pensar que a diversificação pode desviar a atenção das operações principais é um engano. A questão é a adequação na gestão estratégica do negócio. Expandir a gestão ambulatorial pode gerar novas fontes de receita, aumentando a entrada de pacientes. A parceria com farmácias para a oferta de benefícios a pacientes também é uma alternativa que pode ajudar a reduzir os custos com seguros e agregar valor ao negócio;

– Obtenha crescimento acelerado e atraia investidores: investir em áreas que não são essencialmente ligadas à saúde também pode ser um acelerador para o crescimento dos negócios no setor. A diversificação atrai investidores, a partir do momento que as empresas investem na ampliação da oferta de serviços e atendimento, provendo soluções que atraiam mais clientes;

– Invista em um modelo de diversificação pragmática: para as organizações que desejam ter sucesso ao diversificar em seus negócios, é ideal que exista uma base de recursos, um modelo repetível, que permita a realização de diversas transações por um longo tempo. A empresa pode definir um método de abordagem que inclua uma agenda definida, onde as oportunidades e os planos estejam claros e bem definidos para que possam apoiar as mudanças e investimentos futuros.

Pensar a diversificação de maneira estratégica é fundamental para incrementar mudanças aos modelos de negócio tradicionais na área da saúde. O consumidor está de olho no que as empresas têm de melhor para oferecer e os investidores estão dispostos a apostar em empresas que carreguem diferenciais vantajosos.

Para além dos serviços que são o principal foco de atuação, as empresas da área da saúde podem buscar na tecnologia o apoio para diversificação, aprimorando o atendimento e a gestão dos negócios.

Acompanhe as novidades da SAP para o setor de saúde através dos canais de comunicação: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.