Como as mudanças climáticas podem impactar o futuro das organizações

Por: SAP Brasil 

Mudanças climáticas estão interferindo na economia mundial, o que torna urgente a necessidade de que empresas adotem modelos de negócios mais sustentáveis, revisando políticas de emissão de poluentes 

A sua empresa não pode se isentar do debate sobre responsabilidade ambiental. As mudanças climáticas impactam em todos os setores da sociedade e a economia já sente as consequências dessas alterações. Casos como o ocorrido no Brasil, em que estações de cultivo de duas culturas passaram a produzir apenas uma ou casos como as temperaturas altas no verão indiano, que impediram a realização do trabalho ao ar livre por dias seguidos. 

Vivemos uma economia global conectada, o que significa que os efeitos do que acontece em um lugar específico tem alcance no mundo inteiro. As mudanças no clima atingem toda a infraestrutura global, prejudicando as cadeias de suprimentos, preços de ativos, produtividade e crescimento econômico. 

Não é possível pensar que as soluções para esses problemas possam esperar muito tempo. A necessidade de medidas é urgente, as empresas e governos precisam trabalhar para equilibrar desenvolvimento econômico e redução na emissão de poluentes. Mesmo nas economias emergentes, em que o crescimento está ligado aos aumentos de dióxido de carbono, ainda que seja mais difícil implementar medidas preventivas, é necessário agir. 

Avaliar riscos e planejaras organizações devem avaliar e revisar os riscos que sua empresa oferece ao meio ambiente, para planejar medidas a serem tomadas que reduzem os impactos causados. Esse trabalho também pode ser realizado por meio de consultoria ambiental especializada.     

É preciso parar para pensar em como a sua organização sofrerá com os impactos de passar dias fora de produção caso algum problema relacionado ao clima, como fortes chuvas, ventanias ou altas temperaturas aconteça.  

Proteja seus ativos: crie um conjunto de medidas de adaptação que possam reconfigurar as operações da sua cadeia de suprimentos, redirecionando o capital para áreas de crescimento potencial e novos negócios, como avaliações de risco e adaptações orçamentárias para cada projeto realizado, definindo um sistema de classificação que determine as ações que mais contribuem com a proteção de ativos e oferecem soluções efetivas para um futuro sustentável. 

Diminua sua pegada de carbono: esse conceito é a medida que calcula a emissão de carbono na atmosfera. Você pode pensar em estratégias para diminuição na emissão do elemento químico em suas operações, adotando estratégias que sejam economicamente viáveis para o seu negócio. Os consumidores estão de olho em empresas que são amigas do clima e isso pode ser fator determinante para que escolham seus produtos e serviços. 

Avalie e gerencie os riscos climáticos: integre esses recursos aos principais processos de negócio da sua empresa. Amplie o nível de conscientização de colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores oferecendo informações sobre os riscos ambientais e as políticas de atuação da sua empresa no combate às mudanças climáticas. 

As empresas precisam levar adiante o compromisso de contribuir para a redução de danos ao meio ambiente e à diminuição das mudanças climáticas, expondo suas medidas a respeito e mantendo foco sobre as medidas essenciais para o futuro dos seus negócios. Eles também dependem disso para prosperar. 

Nas redes sociais da SAP, você acompanha novidades e soluções que podem ajudar sua empresa a gerenciar os negócios com mais eficiência, reduzindo danos ao meio ambiente, acompanhe: Facebook/ Twitter/ LinkedIn/ Instagram / WhatsApp 

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.