Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: superação e oportunidades definem o futuro

Por: SAP Brasil

Com ações focadas em Inclusão e Diversidade, a SAP recebeu a visita do atleta para olímpico Fernando Fernandes, que falou sobre sua história de superação através do esporte

A vida para pessoas com deficiência pode não ser tão simples. Em muitas ocasiões, a sociedade não está preparada para lidar com a condição do outro e isso pode impedir processos de inclusão que contribuem para o progresso dessas pessoas. São consideradas pessoas com deficiência aquelas que possuem algum impedimento de longo prazo que tenha natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

O último censo realizado para identificar quantas pessoas com deficiência o país possui e em quais condições elas vivem foi realizado em 2010. Na época, foi constatado que 6,7% da população brasileira era portadora de alguma deficiência. A realização de um novo censo demográfico no Brasil está sendo planejada para 2020 e ajudará a entender quais ações e melhorias foram aplicadas e o que piorou para essas pessoas nos últimos dez anos.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de conscientizar a população sobre a importância da inclusão e garantia dos direitos dessas pessoas.

Como uma empresa comprometida com temas de diversidade e inclusão, a SAP promove constantemente ações de conscientização e cria programas para a contratação de pessoas com deficiência, como o Autism at Work, uma iniciativa que tem como objetivo “alavancar as habilidades das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo”. Essa contratação acontece de maneira natural para o candidato, onde todo o processo é adaptado para receber e integrar o novo colaborador, de maneira que a empresa e os colegas de trabalho se adaptem a ele.

Com mais de 100 equipes de base para o desenvolvimento de pessoas, a SAP tem mais de 140 colaboradores com TEA atuando em 13 países, cumprindo 23 tipos diferentes de funções.

No último dia 29, recebemos a visita do tetracampeão de paracanoagem, Fernando Fernandes, para uma conversa sobre superação. O atleta sofreu um grave acidente automobilístico em 2009 que o deixou paraplégico e, desde então, sua atenção se voltou para o esporte, como maneira de superar os limites impostos por sua nova condição.

Com o tema “Falando sobre superação com Fernando Fernandes”, ele destacou que motivação e foco foram pilares para que ele pudesse viver um reencontro consigo. Além disso, percebeu uma oportunidade na adversidade e pôde reinventar sua carreira profissional, percebendo o quanto ainda possuía de muitas capacidades e reconhecendo, através do esporte, como era possível quebrar paradigmas.

“Para agir diferente o que eu preciso? Criatividade e ousadia. Criatividade para me reinserir na sociedade com respeito e ousadia para fazer o que ninguém espera, acreditar naquilo que os outros duvidam”, disse. O atleta ainda reforçou que deficiência não é incapacidade e que é possível realizar muitas conquistas: “Criem o seu caminho e se reinventem todos os dias”.

Durante o SAP NOW, em setembro, tivemos um painel sobre Diversidade e Inclusão que apresentou o trabalho que a SAP tem realizado nesta área. Nós acreditamos no desenvolvimento das pessoas e que as diferenças acrescentam aos negócios, por isso, a promoção de um ambiente inclusivo é pauta recorrente por aqui.

Continue acompanhando as histórias de superação e conquistas através de nossas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.