O potencial de crescimento das PMEs na América Latina

Por: SAP Brasil

Em cenários de incerteza econômica, as pequenas e médias empresas da América Latina buscam saídas para desenvolver seu potencial de crescimento

A América Latina passa por momentos econômicos e sociais críticos e vive uma desaceleração desde 2014 que tem gerado poucas oportunidades de emprego e investimentos. A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) apontou o pior crescimento das últimas sete décadas, com projeção de apenas 0,1% neste ano. Uma das medidas apontadas como necessárias para a retomada do crescimento é que Estados priorizem políticas de desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades.

Nesse cenário que parece caótico e que pede por mudanças urgentes, as pequenas e médias empresas se esforçam para se manter relevantes em mercados dominados por organizações com poder e alcance global, que também se consolidam localmente. Muitas dessas empresas ainda operam na informalidade, tendo a baixa produtividade e a contratação de trabalhadores com baixa qualificação como características.

Dentre os países do bloco continental, o Brasil é o que mais obteve sucesso ao reduzir o nível de informalidade, mantendo uma taxa abaixo dos 50% entre os anos de 2015 e 2016. O varejo é uma das áreas com mais empresas desse porte.

O que falta agora é incentivo para que essas empresas possam atuar de maneira mais profissional, expandindo os negócios e firmando parcerias com outras organizações. Isso pode acontecer se o acesso ao crédito para os pequenos empresários for facilitado e se o poder de compra for devolvido ao consumidor por meio de empregos com melhores salários.

As PMEs podem apostar na tecnologia digital como recurso para desenvolver seu potencial de crescimento. Facilitando a abertura de novos negócios, pagamento de impostos e registro de certificações. O meio digital também pode facilitar a conquista de novos terrenos, facilitando a entrada em mercados mais eficientes e produtivos.

As bases para que as empresas latino-americanas possam se desenvolver e prosperar no ambiente digital incluem a necessidade de ambientes de negócios mais competitivos, com o uso de ferramentas digitais que reduzam a burocracia e facilitem o acesso ao dinheiro para investimento.

Também é necessária a criação de regulamentações que espalhem ganhos de produtividade a partir de mercados de trabalho e consumidor, para que as empresas possam aumentar sua capacidade de investir em melhores qualificações, tecnologias e na comunidade ao seu redor.

Além disso, o incentivo de governos que estimulam o uso das plataformas digitais para o aumento da eficiência dos setores sociais e instituições é fundamental para melhorar a entrega e os custo de serviços.

A América Latina possui grande potencial de mercado para que as pequenas e médias empresas cresçam de maneira sustentável. Mas é necessária uma mudança estrutural na capacidade de criar saídas para incentivar o investimento e gerar empregos, movimentando a economia novamente.

Soluções digitais estão disponíveis para contribuir com a redução de custos de investimento e são uma das principais ferramentas para expansão. Acompanhe as redes sociais da SAP e conheça soluções que podem fazer a diferença para pequenas e médias empresas:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2019 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.