>

Como líderes podem impedir que colaboradores sofram com a Síndrome de Burnout durante o isolamento social

Artigo

Por: SAP Brasil

O estresse do isolamento pode atrapalhar a rotina, mas existem empresas e gestores que estão tomando iniciativas para ajudar seus profissionais a cuidar da saúde mental

Com o isolamento social, famílias inteiras passam dias em casa, conciliando a rotina pessoal com as atividades profissionais, além da angústia de não saber quando esse período vai acabar e o medo de contrair a doença pode gerar altos níveis de estresse, exaustão e esgotamento físico e, principalmente, mental. Sintomas característicos de um distúrbio emocional chamado Síndrome de Burnout.

A divisão “casa x trabalho” não existe mais e as pessoas precisam encontrar maneiras de aliviar o estresse e criar rotinas mais leves. Para as empresas, pensar em iniciativas que ofereçam bem-estar aos profissionais pode contribuir com a produtividade e com a qualidade de vida de seus colaboradores, mesmo que esses estejam longe fisicamente.

Com seu time trabalhando totalmente em regime home office, a equipe de Recursos Humanos da SAP está promovendo atividades semanais, que ajudam a tornar a rotina de seus colaboradores mais leve durante a pandemia:

Dicas para melhorar a postura e promover segurança e saúde

A convite da SAP, a equipe do Supporte Saúde realizou um Treinamento Ergonômico Online, exclusivo para os colaboradores da empresa. Com o intuito de contribuir com a correção postural durante o home office, os especialistas deram dicas sobre como manter o conforto ergonômico durante o trabalho, ensinando a ajustar os móveis, a altura do monitor, a posição correta dos braços e a postura para evitar dores e promover mais conforto durante o trabalho.

Suporte para trabalhar equilíbrio e concentração

Toda quinta-feira pela manhã, os colaboradores da SAP realizam aulas de yoga e às sextas, os exercícios de yoga complementam a rotina de práticas de bem-estar e saúde à distância, implementadas pela empresa. As sessões ajudam a aprimorar a concentração e o foco durante as tarefas, além de reduzir os níveis de ansiedade. Enquanto a automassagem ajuda a aliviar as tensões e melhorar a circulação sanguínea, contribuindo com o relaxamento dos músculos.

Espaço virtual para a troca de dicas e habilidades entre colaboradores

Durante uma live, realizada no dia 11 de maio, a Raquel Oliveira, do time LAC de RH, mostrou seus conhecimentos gastronômicos ensinando os colegas a preparar uma receita de camarão ao curry com arroz basmati. Semanalmente, os profissionais trarão novidades divertidas e saborosas.

Cuidado com a saúde mental dos profissionais

Durante o painel virtual realizado pela SAP, a CEO Tatiana Pimenta e o psicólogo Hélio Malka, da plataforma de atendimento psicoterápico online ,Vittude falaram sobre o cuidado e o acolhimento das emoções durante o isolamento social. Dando dicas sobre como gerir o medo, a insegurança e a sensação de impotência diante de fatores dos quais nãos temos controle. Durante o evento online, ligado à campanha Mental Health Matters: como lidar com as emoções na quarentena realizada pela SAP, foram apresentados casos de pessoas que estão trabalhando na linha de frente no combate à COVID- 19 e o psicólogo também aconselhou os participantes sobre como atravessar esse momento de maneira saudável e com equilíbrio.

É importante que nesse momento, as pessoas possam saber que não estão sozinhas e que elas têm com quem contar. Manter a equipe motivada pode ser uma tarefa árdua, mas juntos é possível encontrar boas soluções para passar pelos dias difíceis com mais tranquilidade.

Confira mais dica sobre bem estar e saúde durante a quarentena acompanhando as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.