>

Empresa amplia olhar consultivo para ajudar os clientes em suas práticas de sustentabilidade conforme cresce a demanda da sociedade e dos investidores por políticas socioambientais

A SAP Brasil reforçou sua estratégia consultiva para auxiliar empresas brasileiras na busca de dados analíticos para seus desafios ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) a partir da base instalada de soluções. Com o aumento do compromisso das empresas com práticas sustentáveis, a SAP está se empenhando em ajudar seus clientes a incorporar e medir indicadores de sustentabilidade em diferentes etapas operacionais.

A empresa mapeou como suas soluções podem ser utilizadas para levantar, analisar e medir 90 indicadores essenciais de desempenho econômico, ambiental e social propostos pela Global Reporting Initiative (GRI) – organização internacional que ajuda empresas, governos e instituições a compreender e comunicar o impacto dos negócios em questões críticas de sustentabilidade.

Os sistemas da SAP (23 no total) podem ser utilizados para adicionar informações sobre todas as etapas de processos – dos administrativos aos operacionais –, de forma a contribuir para a adaptação das companhias a mudanças de regulamentação, consumo de energia, gestão de resíduos, políticas de responsabilidade de produtores, entre outros pontos cada vez mais urgentes em uma economia pautada pela sustentabilidade e em linha com padrões globais e melhores práticas.

Segundo Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil, a principal mudança é a assimilação da premissa de transparência nas atividades. Para ela, o papel da tecnologia é de habilitador para iniciativas ESG. “Muitas vezes os clientes já têm as soluções da SAP, mas não as utilizam com o objetivo de inserir e extrair dados para suas práticas ESG. Queremos mostrar como a inclusão de boas práticas com o suporte da tecnologia podem contribuir para que as operações se tornem mais competitivas, transparentes e sustentáveis”, explica Luciana.

Como exemplo de indicadores que precisam ser medidos, uma rede de varejo pode projetar drástica redução no consumo de energia para os próximos anos (GRI 302) e a SAP oferece três alternativa de soluções que podem auxiliar a empresa a planejar, projetar e medir o consumo e gerar os indicadores necessários e associados aos impactos de economia e eficiência dos negócios. Entre as soluções estão SAP Ariba, SAP SuccessFactors, SAP Environmental Management, SAP Manufacturing Integration and Intelligence (SAP MII), entre outros.

SAP SuccessFactors, sistema de gestão do capital humano, também ajuda as empresas com a automatização dos processos de RH tradicionais e capacitação da operação para focar em temas cada vez mais estratégicos, como a experiência do colaborador, diversidade, equidade e inclusão, até os temas relacionados a bem-estar, segurança, desenvolvimento de habilidades, entre outros indicadores.

Como exemplos de indicadores GRI que podem ser apurados com base nas informações dos módulos SAP SuccessFactors, destacam-se, entre outros, os GRI 202.1 e 202.2, que analisam a proporção entre o salário mais baixo e o salário mínimo local, com discriminação por gênero e a proporção de membros da diretoria contratados na comunidade local; GRI 405.2, que analisa a proporção entre o salário-base e a remuneração recebida pelas mulheres e aqueles recebidos pelos homens; e o GRI 406.1, que avalia casos de discriminação e medidas corretivas tomadas.

Outro sistema amplamente adotado por empresas brasileiras em diferentes indústrias e tamanhos de operações é o SAP Ariba, para gestão de compras e de fornecedores. Em um momento em que a gestão da cadeia de suprimentos é um dos itens que mais impactam na sustentabilidade de uma operação, as operações por meio da Ariba Network, maior rede B2B do mundo, permitem que as empresas se conectem e colaborem com milhões de fornecedores de forma dinâmica e aberta, mais bem gerenciada e mais eficiente.

A plataforma Ariba transforma inteligência em ação para garantir que os processos fluam mais rápido, os usuários sejam guiados para a ação certa e cadeias de suprimentos éticas e sustentáveis. Um dos exemplos de indicadores que podem ser apurados a partir da solução é a avaliação social de fornecedores, GRI 414.1 e 414.2, que examina a seleção de fornecedores com base em critérios sociais, impactos sociais negativos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas. Outros indicadores são o GRI 408.1, sobre operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho infantil, e GRI 409.1, sobre operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho forçado ou análogo ao escravo.

 

Evento global – SAP Sustainability Summit

 

Nos dias 28 e 29 de abril, a SAP promove o evento online SAP Sustainability Summit para apresentar sua capacidade de ajudar seus mais de 400 mil clientes em todo o mundo a implementar medidas de proteção climática por meio de recursos como o programa Climate 21. A SAP apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e o evento está alinhado com objetivo de número 13 sobre Ação Climática. Neste evento, juntamente com clientes e parceiros, a SAP fornecerá mais informações sobre soluções nesse contexto, bem como sobre economia circular, orientação holística e geração de relatórios.