Tecnologia permite redução de preços ao consumidor e enfatiza caráter estratégico da área de Procurement
O Grupo DPSP, responsável pela Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, em continuidade ao seu plano de expansão da transformação digital das redes de farmácias, realizou um novo desenho para a área de compras com o SAP Ariba, com foco em inovação e tecnologia.
O projeto teve início em janeiro de 2020, coincidindo com a época mais crítica da pandemia da Covid-19. Para otimizar processos e evitar o desabastecimento, a área se aproximou dos fornecedores e, em quatro meses, iniciou as compras por meio da solução SAP Ariba Sourcing. “Dois anos atrás, a área não contava com nenhuma tecnologia embarcada. Todos os processos eram manuais”, revela Rodrigo Simionato, head de Procurement do grupo.
Pouco tempo depois, o Grupo DPSP passou a utilizar a ferramenta de leilão eletrônico para realizar as compras, o que permitiu uma redução média de dois dígitos nos preços dos produtos. Entre outros benefícios, houve o aumento da produtividade dos profissionais da área, que hoje conseguem dedicar-se a tarefas menos operacionais e mais ligadas à estratégia do grupo.
“O SAP Ariba Sourcing permite padronizar processos, rastrear atividades de fornecimento, reduzir o tempo do ciclo de fornecimento e obter economias sustentáveis, tudo com segurança e assertividade, da negociação ao pagamento. E ficar atento às despesas é essencial para a continuidade dos negócios”, comenta Silvio Abade Júnior, vice-presidente da SAP Ariba no Brasil.
“As áreas de compras e abastecimento não podem mais ser vistas como exclusivamente vinculadas a custos. Isso mudou. Uma área de compras deve olhar inovação, tecnologia e gerar valor para a empresa”, afirma Rodrigo. “Nossa equipe tem 30 pessoas que gerenciam um gasto anual de R$ 1,5 bilhão. É impossível gerir sem processos bem determinados”, acrescenta.
Hoje o setor de Procurement do Grupo DPSP tem rastreabilidade de ponta a ponta. Com o sucesso do projeto, a empresa aprovou o acréscimo do módulo SAP Ariba Supplier Lifecycle and Performance, para a gestão do ciclo de vida dos fornecedores, que deverá estar rodando em breve e permitirá a criação de catálogos eletrônicos para melhorar a experiência de compra. Além disso, dentro de pouco tempo a companhia colocará em operação o SAP Ariba Buying, integrando-se perfeitamente ao ERP para processamento de faturas e pagamentos.