A diversidade e a inclusão de diferentes tipos de pessoas no ambiente profissional é o que faz das organizações Empresas Inteligentes e bem-sucedidas.
A carga psicológica sofrida pelas pessoas que vivem com HIV e enfrentam episódios de discriminação no ambiente de trabalho, nos relacionamentos, nos grupos de amigos e até da família pode impactar negativamente seu desempenho no geral, inclusive no trabalho. Por isso, com o objetivo de oferecer o suporte adequado às pessoas que estão passando por essa situação, algumas empresas estão se informando mais e implementando iniciativas e projetos como a Labor Positiva | #workingpositively, que informam seus funcionários sobre métodos de prevenção e tratamento, além de apoiar os colaboradores HIV positivos.
O #workingpositively é um programa internacional, dedicado a abordagem do estigma e da discriminação das pessoas HIV positivas no âmbito do trabalho. O objetivo central é promover um tratamento digno e livre de preconceitos em qualquer ambiente, para que o funcionário possa se desenvolver de maneira igual aos seus colegas, evitando problemas como o quiet quitting ou baixa produtividade em consequência de um ambiente de trabalho hostil para essas pessoas. Assim como é importante saber como o HIV é transmitido, outras informações são importantes para acabar com os preconceitos:
- Informe os líderes e os demais funcionários que não há risco de contaminação compartilhando utensílios, beijando ou abraçando, praticando esportes ou trabalhando e dividindo um mesmo espaço.
- Faça com que estejam cientes de que uma pessoa com o vírus pode ter uma vida como qualquer outra e, inclusive, atingir uma carga viral indetectável, reduzindo a zero a possibilidade de transmissão.
- Uma pessoa HIV positiva merece, como qualquer outra, um tratamento adequado e sem preconceitos.
Os desafios de saúde não podem, jamais, ser um motivo para discriminação, e o conhecimento é a única maneira de cessar este problema. Por isso, as empresas devem promover uma cultura onde cada pessoa possa dar o melhor de si, em um ambiente seguro e adequado, com todas as ferramentas necessárias para um bom trabalho. Assim como a SAP Brasil, grandes marcas estão se unindo a iniciativa #workingpositively – criada em 2019 na Alemanha e expandida para a região da América Latina por meio da iniciativa Labor Positiva, com o apoio da IBM e da SAP em conjunto com algumas ONGs –, assumindo um compromisso ativo na disseminação de informações para um futuro mais acolhedor.
Assista ao vídeo:
“Trabalhar para um ambiente seguro e sem discriminação convida os funcionários a se comprometerem mais com a empresa. Além da dedicação, as marcas ainda garantem a retenção e a diversidade de talentos. Faça como os grandes negócios que se uniram à iniciativa Labor Positiva desde o seu lançamento na América Latina em 2021. Comece hoje a transformação da sua marca, promova a justiça social e trabalhe para garantir que todas as etapas do ciclo de vida laboral sejam inclusivas, com um ecossistema diverso e produtivo. Você também pode ser parte desta mudança. Como? É simples: acesse o site e entre em contato. A participação é totalmente gratuita, mas o impacto que vai gerar na sua organização e nos seus colaboradores será impagável!” – Ezequiel Massa, Head de Diversidade e Inclusão para America Latina e Caribe na SAP.
Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP: Facebook / Twitter / LinkedIn / Instagram / YouTube
© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.