Líder de vendas de ar condicionado no ambiente virtual cresce 23% em faturamento e dobra a margem bruta com ajuda das soluções em nuvem
A Central Ar, e-commerce líder e referência no segmento de climatização, alcançou 23% a mais de faturamento nesta Black Friday. O resultado recorde contou com auxílio das soluções em nuvem SAP, que dinamizam processos, permitem a customização de campanhas e oferecem melhores experiências para os clientes no ambiente virtual.
A transformação digital da Central Ar ganhou força de quatro anos para cá, quando a empresa adotou cinco soluções SAP: a Cloud Platform Integration (CPI), a Commerce Cloud, a Marketing Cloud, a Customer Data Cloud e a Cloud for Customer (C4C).
Esse conjunto de sistemas disponibilizou uma série de recursos intuitivos que tornaram o fluxo de informações mais ágil, completo e seguro. A inteligência artificial agregou valor nas ações de venda e serviços assistidos, reduzindo custos e propiciando maior lucratividade.
“As soluções nos ajudam a escalar novos negócios e têm constantes melhorias. Antes nosso site caía de forma rotineira. Na Black Friday era o caos, bastava ter muitos acessos. Agora não, temos uma plataforma estável para o consumidor e liberdade para ações específicas, como campanhas de frete grátis”, enfatiza João Pimentel.
Em meio à alta demanda via e-commerce – o ar condicionado ficou no Top 10 de produtos mais procurados na categoria shopping do Google – a Central Ar superou contratempos por conta do aquecimento global, que provocou secas nos rios de Manaus, na Amazônia, onde são fabricados 90% dos aparelhos no Brasil. Parte dos fornecedores do parque industrial ficou com a travessia restrita para o porto, sem condições de escoar produtos, limitando o estoque dos vendedores.
“Nesta Black Friday, nós dobramos a margem bruta, quando comparado ao ano anterior. Os números são do site, televendas e revendedores. Fato é que nos preparamos bem antes, com uma estratégia macro de modernização de estruturas e processos. A tecnologia e a inteligência SAP foram fundamentais para o sucesso. Além disso, optamos pela venda mais concentrada em rentabilidade, neste período promocional”, afirma o gerente geral de Direct Marketing da Central AR, João Pimentel.
Com a SAP, a Central Ar encontrou respaldo para potencializar resultados. “Nossas soluções são inovadoras, adaptáveis e contribuem para maior proximidade, afinidade e eficiência na relação com os clientes finais. O SAP Commerce Cloud, por exemplo, integra a gestão de produtos, conteúdos e catálogos. A Central Ar tem o melhor suporte para o desenvolvimento do planejamento omnichannel”, comenta a vice-presidente de Customer Experience (CX) na SAP Brasil, Ana Campoi.