A Ambipar, líder em soluções ambientais com operações em 40 países, adotou recentemente uma combinação de soluções robustas em nuvem que inclui SAP Sustainability Footprint Management, SAP Sustainability Data Exchange, SAP Green Token e SAP Sustainability Control Tower para impulsionar a economia Net Zero na América Latina e Caribe.

As novas soluções de sustentabilidade centradas em ERP e impulsionadas com Inteligência Artificial fornecerão ferramentas mais poderosas para a gestão de carbono de ponta a ponta e estabelecerão uma base comum de dados, garantindo que a Ambipar possa gerenciar com eficácia seu impacto ambiental, agilizar operações e promover a inovação enquanto se prepara para futuras oportunidades de crescimento.

“O SAP Sustainability Control Tower será o meio de campo para conectar temas de finanças e sustentabilidade, demonstrando como isso pode gerar riscos para o negócio ou agregar valor para a empresa”, avalia Rafael Tello, vice-presidente de Sustentabilidadeda Ambipar. Segundo o executivo, a empresa quer medir a emissão de carbono e está avaliando a expansão para outros pontos de atenção, como saúde e segurança, resíduos, água e energia, entre outros, para fazer a melhor gestão de ESG.

A implementação está no início, mas a empresa quer padronizar as informações de dados de seus clientes para integrar relatórios e gerar ações mais assertivas na redução de emissão de carbono. Além disso, a Inteligência Artificial embarcada nas soluções vai organizar os elementos de impacto ambiental da empresa, proporcionando o destino da emissão de carbono, refletindo em resultados sustentáveis positivos. Com a adoção deste portfólio, as soluções podem treinar os modelos de IA com as informações que a Ambipar vai coletar para fazer o cruzamento com outros dados dentro do próprio ambiente, impactando diversas áreas.

“Estamos com cinco pessoas dedicadas ao projeto para o piloto que envolve quatro unidades da empresa, duas no Brasil, uma no Canadá e outra nos Estados Unidos. Os times estão divididos entre aqueles que estão levantando informações de ESG para colocar no sistema da SAP e outro na implementação do SAP Sustainability Control Tower. Acredito que esse piloto será um sucesso e vamos expandir para o grupo todo conforme o projeto avance”, explica Tello.

Para Pedro Pereira, vice-presidente de Sustentabilidade para SAP América Latina e Caribe, a governança e transparência das soluções de sustentabilidade da SAP são fatores essenciais para a Ambipar adotar o portfólio. “Somos uma empresa que apoia ações que contribuem positivamente para o meio ambiente e que agrega valor aos negócios das empresas por meio de nossas tecnologias”, conclui.

 

Siga a SAP em @SAPNews e visite o hotsite especial do Convergência Digital para o universo SAP.