Marcopolo adquire solução da SAP para otimizar sua gestão tributária

Ноябрь 24, 2014 От SAP News 0

Com a nova aplicação, empresa terá um único repositório de dados confiáveis para uma governança fiscal aprimorada; Tecnologia é capaz de processar grandes volumes de dados em alta velocidade

São PauloA Marcopolo, uma das maiores fabricantes mundiais de carrocerias de ônibus e líder de mercado no Brasil, adquiriu uma aplicação da SAP para aprimorar a gestão fiscal e garantir a governança dos dados fiscais. A solução TDF (Tax Declaration Framework) roda na plataforma de processamento de grandes volumes de dados em tempo real, SAP HANA, e sua utilização permitirá à Marcopolo gerenciar os tributos de forma ainda mais ágil.

O objetivo da empresa é sincronizar informações geradas por todos os aplicativos fiscais da companhia com o sistema de gestão empresarial (ERP) em uso, da própria SAP, mantendo estes dados armazenados em repositório único na plataforma Hana. “É uma aquisição estratégica para a companhia. A expectativa é de alcançarmos um novo patamar de gestão tributária para dar vazão a uma legislação complexa e em constante alteração”, comenta o CIO da Marcopolo, Celso Antonio Tonolli.

Para a Marcopolo, o foco da implementação da solução da SAP é otimizar a sua performance de gestão. A utilização da aplicação vai permitir à empresa ter uma maior consistência dos dados na origem, afinal permitirá a integração de todas as informações fiscais. “Com a implementação da tecnologia, que deve ter início em janeiro de 2015, teremos a geração das obrigações fiscais e as respectivas validações de forma on line, explica Tonolli.

Além da questão da integração, outro benefício apontado pelo executivo é a velocidade. “Hoje, para a Marcopolo extrair todos os dados tributários originados por diversas origens demanda muito tempo. Com a plataforma SAP HANA ganharemos muito mais velocidade no processo”, diz o CIO.

Para Luiz Bovi, vice-presidente de Geografias da SAP Brasil, a Marcopolo ganhará com o aumento da produtividade das áreas tributárias, mantendo em sintonia a conformidade dos processos com a complexa e extensa legislação em vigor no país. “O Brasil possui mais de 80 tributos, incluindo impostos, contribuições sociais e de melhoria, taxas e ICMS para produtos. Baseada na plataforma SAP HANA, o TDF auxiliará a Marcopolo a apurar, controlar e gerenciar seus tributos com o mínimo risco fiscal possível, agregando velocidade, segurança e eficiência operacional às equipes fiscais, tributárias e contábeis”, afirma o executivo.

A solução da SAP é resultado de coinovação no Brasil, que envolveu o SAP Labs Latin America, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, localizado em São Leopoldo (RS), clientes e parceiros especializados em soluções fiscais. Segundo o CIO da Marcopolo, que tem sua sede na cidade gaúcha de Caxias do Sul, essa proximidade, inclusive, foi um dos fatores relevantes para a decisão de compra da ferramenta. “Sem dúvida ter uma equipe de consultores e desenvolvedores da SAP próxima, nos deu ainda mais confiança em tomar a decisão de iniciar o projeto de modernização da gestão fiscal da Marcopolo. A SAP, inclusive, é o principal fornecedor de tecnologia da empresa, atualmente”, conclui o executivo.

Sobre a Marcopolo
Fundada no dia 6 de agosto de 1949, a Marcopolo sempre se destaca pela aplicação de tecnologias avançadas aliadas a soluções inovadoras. A empresa é líder mundial no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros e está presente nos cinco continentes, com a fabricação de ônibus completos, carrocerias e componentes. Seus produtos rodam em mais de 100 países entre modelos rodoviários, urbanos, micros e minis, além dos veículos Volare, comercializados no mercado de maneira integral, com chassi e carroceria. Com mais de 20 mil colaboradores em todo o mundo, a Marcopolo possui operações em 12 países, como África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia.

Sobre a SAP
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a 263 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa
Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0406
Laís Kokumai, lkokumai@tv1rp.com.br, Tel.11 3677 0834
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Talita Marcon, tmarcon@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677 0423
SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554