TELECEL introduz nova aplicação informática na gestão da sua rede de distribuição

LisboaO crescimento do mercado celular impõe uma permanente expansão da rede de distribuição da Telecel, constituída essencialmente pelas suas Lojas, Agentes, Retalhistas e novos canais de distribuição. E a gestão de um tão elevado número de entidades e pontos de venda, directamente associada a uma elevada carga administrativa, depende de um sólido suporte aos canais de distribuição – factor decisivo para a manutenção eficiente de um elevado nível de serviço comercial.

Para a Telecel, o aumento da qualidade do serviço comercial prestado aos seus canais de distribuição, assim como a orientação para uma oferta de recursos eficazes suportados por um baixo investimento, representa um constante desafio. A Empresa responde a esse desafio com a busca e introdução permanente de novas soluções que, sendo embora de aplicação exclusivamente interna, se revestem de um interesse mais vasto, devido às suas fortes componentes de inovação tecnológica.

Está neste caso o «móduloWeb» da aplicação SAP R/3, recentemente introduzido no apoio à gestão do negócio dos Agentes e Retalhistas da Telecel. Através deste módulo, foi implementado um conjunto de funcionalidades, tais como:

  • catálogo electrónico de produtos e serviços, permitindo a consulta de preços e especificações técnicas, a impressão para entrega ao cliente no momento da venda e o acesso às últimas novidades em terminais e acessórios, directamente no «site» do fabricante;
  • encomenda electrónica com desencadeamento automático do processo logístico;
  • consulta do estado das encomendas;
  • acesso à conta financeira corrente;

A implementação destas funcionalidades traduz-se em aspectos práticos, como a diminuição do tempo necessário para efectuar uma encomenda, a disponibilização de vertentes de informação e apoio ao negócio, e a maior qualidade do «back office» administrativo.

A adesão dos parceiros de negócio da Telecel foi significativa e a quase totalidade da rede de distribuição já está a utilizar esta aplicação. As potencialidades do SAP R/3, a facilidade de utilização da solução desenvolvida, o suporte «on the job» disponibilizado no arranque, a linha de apoio e o baixo investimento, são alguns dos factores que contribuíram para este sucesso.

Segundo António Vaz Branco, Vice-Presidente da Área Comercial da Telecel, o «móduloWeb» da aplicação SAP R/3 “representa o vencer de uma etapa importante para o apoio à gestão da rede indirecta, redução de custos e tempo dos processos”.

José Duarte, Country Manager da SAP Portugal, adianta que “a SAP, ao desenvolver soluções Web, pretende dotar os seus clientes, nomeadamente a Telecel, com ferramentas que lhes permitam alargar os processos de negócio do SAP R/3 para além das suas fronteiras e, acima de tudo, enfrentar com maior aptidão os enormes desafios lançados pela Internet”.