A avaliação periódica dos níveis de satisfação dos clientes é uma prioridade identificada pela maioria dos quadros superiores das empresas.
Lisboa — A SAP Portugal revela que os quadros superiores das empresas nacionais consideram ser muito importante as organizações disporem de um Sistema para a Gestão do Relacionamento com os seus Clientes, que seja completo e integrado com as diferentes áreas da Empresa.
Estas conclusões resultam de um estudo desenvolvido pela SAP, no passado mês de Julho, através de um questionário junto dos quadros superiores pertencentes a empresas nacionais, com o objectivo de quantificar o estado da evolução dos Sistemas de Informação para a gestão do relacionamento com os clientes em Portugal, e quais os planos de evolução para os próximos anos.
A avaliação periódica dos níveis de satisfação dos clientes é uma prioridade para 77% dos quadros superiores inquiridos. No entanto, uma grande fatia (43,2%) da amostra afirmou que esta avaliação é realizada, apenas, uma vez por ano. Neste sentido, compreende-se que exista também alguma dificuldade (28% das respostas) em identificar, de modo preciso, os clientes mais rentáveis, bem como apresentar propostas de valor que vão ao encontro das suas exigências.
"Actualmente, apostar numa estratégia eficaz para a Gestão do Relacionamento com Clientes torna-se essencial para o sucesso das organizações", afirma Paulo Almeida, Director de Marketing da SAP Portugal, acrescentando que "mais do que adoptar um modelo eficaz, que garanta uma resposta proactiva às necessidades dos clientes e potenciais clientes, é fundamental dotar as organizações de uma solução flexível e adaptável aos processos de negócio existentes. Esta preocupação tem motivado a SAP para o desenvolvimento de projectos, sustentados em CRM (Customer Relationship Management), alinhando a estratégia e os processos de negócio com os Sistemas de Informação para a Gestão do Relacionamento com Clientes."
Este questionário, realizado pela SAP Portugal, foi enviado para 1.824 representantes e Quadros Superiores de diversas empresas nacionais.