As aplicações SAP® Business Suite vão substituir as aplicações de software de negócio existentes em todas as operações da 3M no mundo inteiro
A SAP apoia a transformação global dos processos de negócio em empresas que se orientem pela inovação
Lisboa — Uma das maiores marcas mundiais escolheu a SAP como fornecedor de software standard empresarial para unificar os seus processos de negócio globais. A 3M está a implementar o software SAP® Business Suite 7, à medida que vai eliminando todas as aplicações legadas em todas as suas localizações no mundo.
Juntamente com o seu crescente portfolio de empresas adquiridas que oferecem produtos inovadores, desde produtos para cuidados de saúde ou de segurança nas auto-estradas, passando por produtos de escritório e artigos abrasivos e adesivos, a 3M herdou as instalações de software de negócio das empresas adquiridas, resultando numa utilização, hoje em dia, de processos distintos ao nível das unidades fabris, das cadeias de abastecimento, das vendas e do reporting de informação. A empresa está agora a unificar o seu ambiente de Tecnologias de Informação com o SAP Business Suite para orquestrar os processos de negócio num modelo operacional integrado, e obter um conhecimento aprofundado mais claro em todas as suas operações globais.
“Proporcionar soluções inovadoras aos nossos clientes, no mundo inteiro, é a nossa principal prioridade, pelo que levámos a cabo uma avaliação exaustiva para determinar o software empresarial mais adequado para melhorar a cumplicidade com o cliente e a prestação de serviços, bem como para capacitar cada uma das nossas divisões e regiões com as melhores práticas do sector,” afirma Ernie Park, vice-presidente e responsável pelos sistemas de informação da 3M. “As soluções empresariais da SAP desempenham um importante papel catalizador na unificação dos processos centrais, de forma global, e no apoio à nossa estratégia contínua de satisfação das necessidades do cliente, em qualquer lugar. Esperamos que as aplicações SAP proporcionem à 3M um valor significativo nos próximos anos”.
Para garantir a continuidade do negócio, a 3M adoptou uma abordagem faseada na implementação do SAP Business Suite 7. A empresa está a encetar igualmente uma abordagem económica, moldando os seus planos de TI a longo prazo à evolução das suas necessidades e das dos seus clientes. As primeiras implementações já estão em curso na Europa e na Ásia-Pacífico. Na Europa, a 3M está também a implementar um novo sistema de previsão de procura e planeamento de abastecimento, tirando partido do componente SAP® Advanced Planning & Optimization. Na região Ásia-Pacífico, a empresa prevê substituir a maioria do seu património de aplicações pelo SAP® ERP durante os próximos anos. Após a comprovação de que conceito adoptado foi bem sucedido, seguir-se-ão mais lançamentos noutras geografias.
O software de Business Intelligence (BI) da SAP desempenhará um papel fulcral na implementação global, permitindo à gestão da 3M aceder a dados precisos e atempados sobre o desempenho do negócio em todas as suas divisões, com vista a apoiar a tomada de decisões informadas. O acordo com a SAP permite à 3M com as implementações do portfolio SAP® BusinessObjects™, nos Estados Unidos e noutras regiões, integrar as melhores práticas de BI disponibilizadas pela SAP.
Com as suas linhas de negócio a funcionarem em diversas indústrias, a 3M pretende beneficiar da inovação do sector e das aplicações integradas proporcionadas pelo SAP Business Suite 7. À medida que novas características são acrescentadas ao SAP Business Suite, por via de pacotes de melhoria, a 3M pode adaptar continuamente processos já adoptados no modelo de processo global sem a perturbação no negócio tipicamente associada a melhorias em todo o sistema.
“A SAP e a 3M partilham mutuamente um compromisso para com a inovação, não só em termos da nossa tecnologia mas também na forma como os nossos negócios evoluem para melhor servir as necessidades dos clientes”, afirma Robert Enslin, presidente, SAP América do Norte. “O acordo com a 3M sublinha a nossa capacidade de acolher novas empresas globais na nossa base instalada, sempre que estas procurem dar resposta aos problemas actuais do seu negócio e aos seus objectivos de longo prazo.”