SAP posicionada em 1º lugar, com 22.4% de quota de mercado
Lisboa — A SAP anunciou que foi nomeada líder de mercado na área de business intelligence (BI), software de análise e gestão de desempenho, de acordo com o relatório de mercado de 2009 realizado pelo Gartner Inc. No relatório, a SAP é posicionada em 1º lugar, com 22,4% de quota de mercado.
O portefólio SAP® BusinessObjects™ disponibiliza as aplicações de business intelligence (BI) e enterprise performance management (EPM) mais completas e inovadoras do mercado. Estas soluções proporcionam melhor informação interna e conferem às organizações uma ferramenta poderosa que ajuda os funcionários a tomar decisões mais rápidas e inteligentes. Com informações úteis ao seu alcance, os utilizadores empresariais podem influenciar de forma positiva o desempenho da sua organização.
Segundo o relatório do Gartner, “O mercado de software de business intelligence foi um dos segmentos que superou significativamente o mercado global de software empresarial em 2009. No entanto, as respectivas taxas de crescimento mostram que este segmento está longe de ser «à prova de recessão».”
No relatório de Abril de 2010, intitulado “Market Share: Business Intelligence, Analytics and Performance Management Software, Worldwide, 2009”, o Gartner apurou que o mercado de BI aumentou 4,2% desde 2008 para aproximadamente US $ 9,3 mil milhões em 2009. As plataformas de BI registam 64,2% da quota de mercado na receita total mundial de software de BI, ao passo que as aplicações de gestão de desempenho corporativo (CPM) têm uma quota de mercado de 20,8% e as aplicações de software de análise e gestão de desempenho garantem 15% de quota de mercado. Em 2009, a receita de software de BI da SAP combinada nestes segmentos ficou em primeiro lugar com um valor aproximado de US $ 2,1 mil milhões.
O Gartner define receitas totais de software como receitas que são geradas a partir de aplicações, novas licenças, actualizações, aluguer e hosting, suporte técnico e manutenção. As receitas de serviços profissionais e de hardware não estão incluídas nas receitas totais de software.