SAP NOW Lisboa é palco do anúncio de uma nova disciplina baseada em SAP no Programa das Licenciaturas de Gestão de Informação e Sistemas e Tecnologias de Informação da NOVA IMS, que visa o desenvolvimento de projetos baseados em tecnologias exponenciais, nomeadamente Internet of Things, Blockchain, Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, e que fazem parte do sistema de inovação digital SAP Leonardo.
No âmbito da realização do SAP NOW Lisboa, o maior evento nacional da empresa líder em soluções e tecnologias de gestão, que tem lugar hoje no Centro de Congressos do Estoril, a SAP Portugal e a Universidade NOVA (NOVA IMS – Information Management School) anunciam, reforçando o acordo datado de 2016, a integração de uma nova disciplina baseada em SAP no programa das licenciaturas de Gestão de Informação e Sistemas e Tecnologias de Informação da NOVA IMS e o lançamento da nova pós-graduação para executivos em “Digital Innovation for Business” numa parceria a três mãos: NOVA IMS, SAP e Accenture.
A sustentar o objetivo de se enfrentar a revolução digital, também denominada como quarta revolução industrial, em curso na sociedade global e que coloca nas tecnologias de informação um papel fulcral na resposta aos desafios económicos, atuais e futuros, esta nova disciplina será integrada no 3º ano das licenciaturas de Gestão de Informação e Sistemas e Tecnologias de Informação, pretendendo expor os alunos, prestes a entrar no mercado de trabalho, às mais recentes aplicações das tecnologias exponenciais que fazem parte do sistema de inovação digital SAP Leonardo, nomeadamente Internet of Things, Blockchain, Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data e Analytics.
Através da aplicação prática destas novas tecnologias, num contexto de projeto de inovação ou “prova de conceito”, preferencialmente, para uma empresa nacional, procura-se o desenvolvimento e criação de novos modelos de negócio ou de novas soluções que aumentem a produtividade e o crescimento da empresa. Saliente-se que os projetos finais serão apresentados e avaliados por um júri constituído por clientes e gestores da SAP, numa prova tipo shark-tank.
Esta nova disciplina baseada em SAP vem juntar-se ao currículo das licenciaturas de Gestão de Informação e Sistemas e Tecnologias de Informação da NOVA IMS, no qual já faz parte a disciplina “Sistemas de Informação Empresariais”, destinada aos alunos do 2º ano, de práticas laboratoriais com software de ERP da SAP, atualmente com o recurso à solução ERP de nova geração, SAP S/4HANA. Desde que esta disciplina começou a ser lecionada na NOVA IMS terão sido introduzidos ao mundo SAP mais de 420 alunos, com acesso direto ao software (disponibilizado a partir da Technical University of Munich, com quem a NOVA IMS tem parceria).
A pós-graduação executiva “Digital Innovation for Business” é um programa de curta duração para formação de gestores e profissionais capacitados para gestão interna da evolução digital da organização e da respetiva inovação, com base nas tecnologias da SAP, nomeadamente processamento em memória, cloud, Internet of Things, Blockchain, Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data e Analytics. A pós-graduação de 14 semanas, ao longo da qual os alunos terão a oportunidade de desenvolver um projeto, basear-se-á também na experiência, casos práticos e metodologias da Accenture, especialmente em “Design Thinking”. Este programa será particularmente útil para as organizações clientes da SAP que pretendem fazer a evolução dos seus sistemas, obtendo o acesso a casos práticos e metodologias que asseguram o melhor retorno de investimento neste tipo de projetos.
A confirmação da realização em 2019 da 4ª edição da pós-graduação em “Digital Enterprise Management” da NOVA IMS recorda a importância que tem o desenvolvimento de uma bolsa de profissionais com competências de ponta para a gestão de projetos de transformação digital, na nova vaga de soluções de gestão de informação empresarial. Nas três edições passadas foram introduzidos ao mundo SAP cerca de 100 alunos. O sucesso desta pós-graduação mede-se pelos resultados que tem gerado, nomeadamente a empregabilidade dos alunos, que é praticamente de 100%, em empresas dos mais variados sectores e a promoção ou evolução da carreira profissional, numa média superior a 30% dos alunos que a frequentam.