Grupo Lusiaves recebe prémio Ouro nos SAP Quality Awards

O Grupo Lusiaves, líder do setor avícola em Portugal, foi distinguido pela SAP com o prémio Ouro dos SAP Quality Awards 2018, na categoria “Transformação (Digital) de Negócio”. Trata-se da primeira empresa portuguesa distinguida nesta categoria com o galardão de Ouro. A iniciativa SAP Quality Awards tem como objetivo reconhecer os projetos, baseados nas soluções SAP, que foram realizados no decorrer do ano, em Portugal e Espanha, e que se terão destacado pela inovação, pela excelência na transformação empresarial e celeridade na sua implementação.

O Grupo Lusiaves recebe o prémio ouro na categoria Transformação (Digital) de Negócio, graças à implementação da solução SAP S/4HANA através de um modelo próprio e único a nível mundial em toda a cadeia do negócio. Para Paulo Gaspar, CIO do Grupo Lusiaves, “este prémio é o reconhecimento internacional do trabalho que tem sido desenvolvido, nos últimos anos, dentro do Grupo e que o posiciona como líder e pioneiro ao nível das iniciativas da indústria 4.0”. A empresa passa agora à fase em que competirá com os projetos eleitos nos diferentes países da Europa, Médio Oriente e África (EMEA).

Reunindo atualmente um universo de 29 empresas, o rápido crescimento do Grupo Lusiaves provocou uma elevada dispersão de aplicações, tecnologias e processos entre todas as suas unidades que, com esta solução de ERP de nova geração, estão a ser padronizados e alinhados. Com a implementação desta solução corporativa, o Grupo está a garantir processos e funções centralizados, bem como a padronização de políticas e procedimentos e a integração com as principais aplicações de negócios da empresa (possuindo mais de 60 aplicações de suporte a operações de negócios).

A qualidade, o grau de inovação e complexidade do sistema de gestão integrado, desenvolvido e implementado pelo Grupo Lusiaves foram reconhecidos nesta última edição ibérica dos SAP Quality Awards.

Este projeto, que foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, distingue-se por aspetos que o tornam único e que têm contribuído para o seu sucesso: utilização da última geração da interface de SAP Fiori, para uma mais fácil experiência de utilização pelos utilizadores; implementação de arquiteturas de integração com sistemas externos modernos com mais de 60 APIs criadas e; ainda, o acréscimo do número de processos automatizados. Como exemplo disso, destaque-se a realização de mais de 80.000 integrações de forma automática, nas primeiras 24 horas do arranque de uma das empresas com a solução da SAP. Atualmente, o Grupo já tem 15, das 29 empresas, a trabalhar em SAP. O Grupo Lusiaves também foi pioneiro na implementação da solução num ambiente totalmente cloud, na Amazon Web Services (AWS).

O Diretor Geral da SAP Portugal, Luís Urmal Carrasqueira, refere que “a distinção alcançada pelo Grupo Lusiaves, que muito nos orgulha, é o reconhecimento, por um lado, da excelência de gestão e execução das empresas nacionais que evoluem, fazem as coisas de forma diferente e desenvolvem os seus negócios através da tecnologia. E, por outro, da capacidade da SAP para ajudar as empresas portuguesas no seu processo de transformação digital em toda a cadeia de valor”.

A cerimónia anual dos SAP Quality Awards 2018 é o ponto de encontro para a excelência na implantação e utilização da tecnologia SAP e reúne clientes, parceiros e gestores da empresa SAP. O júri dos SAP Quality Awards segue os critérios de qualidade previamente estabelecidos ao nível da excelência do planeamento, execução e gestão dos projetos e, nesta edição, foi constituído por pessoas ligadas à SAP, membros das associações de utilizadores de Portugal (GUSP) e Espanha (AUSAPE) e pela analista da indústria, IDC.

Sobre o Grupo Lusiaves

O Grupo Lusiaves assegura todo o processo produtivo, operando em todas as etapas da sua cadeia de valor e integrando a totalidade da fileira, nomeadamente: a produção de milho; a produção de alimentos compostos para animais; a produção de ovos para incubação; a incubação de ovos e produção de pintos; a produção avícola de frango, frango do campo e perus; o abate de aves; a transformação de produtos alimentares; o armazenamento e comercialização; a saúde e nutrição animal; e a valorização de subprodutos. Fundado em 1986 na Marinha da Ondas, na Figueira da Foz, o Grupo Lusiaves exporta para mais de 20 países, integra mais 20 empresas, tendo 41 unidades distribuídas por 24 concelhos e emprega cerca de 3300 colaboradores diretamente e 2000 indiretamente. A inovação tecnológica na área de incubação coloca a empresa entre uma das 5 melhores empresas do setor a nível europeu.

Sobre a SAP

Enquanto empresa de cloud, suportada pela plataforma SAP HANA®, a SAP é o líder de mercado em software e aplicações empresariais, ajudando as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a funcionarem com eficiência: 77% das receitas transacionadas no mundo passam por um sistema SAP. As tecnologias de machine learning, Internet of Things (IoT) e analítica avançada da SAP ajudam as empresas a transformarem-se em “empresas inteligentes”. A SAP proporciona às empresas e aos seus profissionais uma profunda clarividência do seu negócio e mais colaboração, ajudando-os a manterem-se à frente da sua concorrência. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, o software SAP é consumido como pretendido e sem qualquer disrupção. A suite de aplicações e serviços da SAP permite que mais de 413.000 empresas e organizações públicas se adaptem continuamente, operem com produtividade e façam a diferença. Baseada numa rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas.