>

SAP colabora em parceria que visa apoiar o RSB de Lisboa na resposta a emergências urbanas

A SAP Portugal anuncia a sua participação no projeto Lx Analytics Hub – A inteligência artificial ao serviço da cidade -, o qual foi apresentado no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), na passada sexta-feira, 28 de fevereiro. Este projeto, resultante de uma parceria da Câmara Municipal de Lisboa com o ISEL, a NOVA IMS (Information Management School), a SAP e a Microsoft, e que contou com a colaboração da Altice e do IPMA, pretende apoiar o Regimento de Sapadores de Bombeiros (RSB) de Lisboa na previsão da localização de possíveis incidentes e possibilitar a redução do tempo de resposta às emergências urbanas.

Neste contexto, foi desenvolvido um modelo preditivo que, com base na previsão da localização de possíveis ocorrências e nos dados de população, avalia o risco para a população na cidade de Lisboa, de forma a permitir, com um dia de antecedência, que o RSB otimize a alocação dos seus meios na cidade para reduzir os tempos de resposta às emergências.

Todo o projeto teve como base a informação armazenada na Plataforma de Gestão de Inteligente de Lisboa (PGIL) da Câmara Municipal. É um exemplo de um caso de uso que poderá vir a tornar-se num serviço integrado nesta plataforma, fazendo parte da estratégia da CML para a criação de serviços orientados pelos dados, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Lisboa.

Este projeto foi apenas possível tendo em conta as valências das várias organizações que desempenharam um papel fundamental na realização deste piloto. No caso da SAP Portugal, a equipa alocada desenhou um modelo teórico de uma data warehouse para recolha da informação proveniente do modelo preditivo. Quanto aos restantes parceiros, o ISEL foi responsável pelo desenvolvimento dos processos de carregamento contínuo de dados para a plataforma analítica da Microsoft, tendo a NOVA IMS utilizado essa mesma plataforma para desenvolvimento do modelo preditivo.

O modelo preditivo foi construído tendo em conta o histórico de ocorrências na cidade de Lisboa entre 2013 e 2018, variáveis climatéricas (segundo dados do IPMA) e variáveis sociodemográficas. As áreas de serviço de cinco minutos a 10 minutos foram definidas a partir dos quartéis do RSB, tendo em conta os condicionamentos de tráfego previstos e aprovados pela CML.

A apresentação do projeto contou com a participação do vereador da CML com os pelouros da Mobilidade, Segurança e Economia e Inovação, Miguel Gaspar, do vereador da CML com os pelouros do Desporto, Higiene Urbana e Proteção Civil, Carlos Manuel Castro, do Comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, do diretor do Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa, João Tremoceiro, do Diretor de Operações da SAP Portugal, Nuno Saramago, do Subdiretor da NOVA IMS, Miguel de Castro Neto, do Diretor Técnico da Microsoft Portugal, Manuel Dias, e do Professor do ISEL, Nuno Datia.

Conheça mais aprofundadamente o Projeto Lx Analytics Hub – A inteligência artificial ao serviço da cidade –, em https://youtu.be/UDG0eCoLYig