>

SAP apresenta novas ferramentas, IA incorporada e aprendizagem gratuita, para que um perfil menos técnico possa ser programador

WALLDORF (ALEMANHA) – A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia novos produtos e serviços que capacitam os profissionais de perfis menos técnicos e os programadores de profissão, com o objetivo de intensificar a transformação digital. A pandemia salientou quão desafiante e fundamental é o talento para as organizações em todo o mundo. “A escassez mundial de programadores, a tempo inteiro, crescerá de 1,4 milhões em 2021 para 4,0 milhões em 2025”, segundo a IDC*. Os anúncios da SAP enquadram-se neste combate à falta de talento, através da disponibilização de novas ferramentas, integrações, Inteligência Artificial (IA) incorporada e programas de aprendizagem, para ajudar os colaboradores e os candidatos a desenvolverem novas competências, adequadas à era da cloud. Os anúncios foram feitos na SAP TechEd, a conferência mundial da SAP para programadores, que decorre em formato digital entre 16 e 18 de novembro de 2021.

“Para os nossos clientes e parceiros em todo o mundo, o futuro está na cloud”, explica Juergen Mueller, CTO e membro da Comissão Executiva da SAP SE. “Recorrer ao talento certo, às habilidades e às capacidades adequadas nesta jornada para a cloud pode ser um desafio. Os anúncios da SAP vêm capacitar aqueles que não têm um grande conhecimento de programação, assim como os programadores profissionais, nos seus esforços contínuos de aprendizagem, de forma a que os clientes possam inovar hoje e continuar a construção das bases para o sucesso de amanhã”.

Qualquer um pode ser programador
A SAP anuncia uma experiência unificada de programação de low code/no code (código baixo/sem código) na SAP Business Technology Platform (SAP BTP), que permite aos programadores profissionais e aos perfis menos técnicos criarem novas aplicações, melhorarem as existentes e, ainda, automatizarem tarefas complexas. A SAP disponibiliza novas formas para os clientes fazerem mais, ao adicionar o desenvolvimento e a automatização sem código com o ambiente de desenvolvimento SAP AppGyver®, incluindo a melhoria do desenvolvimento de low-code com o SAP Business Application Studio e a oferta da pré-visualização da solução SAP Process Automation. Com estas novas abordagens de desenvolvimento os clientes poderão valer-se do talento em tecnologia existente nas suas organizações, independentemente de este estar dentro ou fora dos tradicionais departamentos de TI.

A DHL, líder mundial no sector de logística, utiliza o SAP AppGyver para digitalizar os processos e otimizar as operações dos colaboradores de gestão de frotas. “Com o SAPAppGyver, criámos uma aplicação móvel, em iOS e Android, para conseguirmos melhor gerir os relatórios de danos da nossa frota de reboques na Europa”, disse Ilari Aarikka, Diretor de Trailer Pool & Fleet da DHL. “A aplicação ajudou-nos a aumentar a fiabilidade dos relatórios, tornando as inspeções mais convenientes para os colaboradores no campo.”

Para os developers profissionais, a SAP oferece também um modelo de camada gratuito para SAP BTP, que agora inclui a SAP HANA Cloud e a SAP Integration Suite. A SAP também faculta uma pré-visualização do seu novo tema visual “Horizon” do sistema de desenho SAP Fiori.

Rumo a soluções modulares e ágeis para empresas
A SAP anuncia várias atualizações para ajudar os clientes a integrar e a estender o seu negócio com soluções modulares e ágeis, que respondem aos desafios individuais das empresas. A mais recente atualização da SAP Integration Suite, a camada de integração da SAP BTP, fornece adicionalmente conteúdo e adaptadores pré-embalados, que se encontram disponíveis no SAP API Business Hub, para integrar aplicações SAP e não-SAP. Até ao final de 2021, a SAP Integration Suite está prevista ser disponibilizada na Google Cloud Platform. A SAP prevê lançar novos recursos de extensão dinâmica na SAP HANA Cloud para ajudar os clientes a mover, dos seus sistemas locais, cargas de trabalho para a cloud, em tempo quase real. A SAP também apresenta novas formas de facilitar as migrações de sistemas SAP BW instalados nos servidores, para a solução SAP Data Warehouse Cloud e opções de localização expandidas para a SAP S/4HANA Cloud.

Ofertas de IA incorporada em todo o portfólio
A SAP expandiu as capacidades de Inteligência Artificial (IA) incorporada, facilitando aos developers e clientes o aproveitamento da IA e o incremento da respetiva produtividade. As novas funcionalidades no serviço SAP Conversational AI simplificam a construção e a monitorização de chatbots para automatização de tarefas e fluxos de trabalho. A SAP espera lançar o serviço de Recomendação Personalizada, um motor de recomendação baseado numa nova rede neural, que proporciona recomendações altamente personalizadas ao longo de uma gama ampla de cenários de negócio. E muitos produtos e serviços da SAP usam agora o poder da IA, para, por exemplo, automatizar a correspondência de documentos intraempresariais, recomendar ações em fluxos de trabalho, extrair e processar dados de documentos de negócio ou fornecer recomendações de aprendizagem.

Aprendizagem: da sala de aula para a sala de reuniões
A SAP acaba de lançar um novo site de SAP Learning, totalmente novo. Este direciona-se a programadores de SAP, de todos os níveis, com um design simples e intuitivo, que torna mais fácil a capacitação e a requalificação em áreas-chave de inovação, de forma totalmente gratuita. A nova experiência inclui um leque abrangente de conteúdos de aprendizagem sob vários formatos: desde sessões conduzidas por especialistas e aprendizagem prática a vídeos de micro-aprendizagem. A SAP apresenta ainda um currículo de IA para as escolas secundárias e um programa para disponibilizar soluções SAP na Cloud a universidades e professores.

48 Horas de Conteúdo Live na SAP TechEd 2021
Ainda pode inscrever-se para acompanhar o evento, nas suas mais de 100 sessões para desenvolvimento de competências, mais de 25 workshops, oito tech tracks e 48 horas de conversação contínua sobre tecnologia no Canal 1, acessível através do registo na conferência SAP TechEd.

Guia de Notícias da SAP TechEd 2021

Mais detalhes sobre todas as notícias, lançamentos e atualizações em http://sap.com/teched-news-guide.

*Source: “Quantifying the Worldwide Shortage of Full-Time Developers,” Doc # US48223621, IDC, September 2021

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software de aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a administrarem o seu negócio da melhor maneira possível: os clientes da SAP geram 87% do total do comércio mundial. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software, da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as empresas e organizações públicas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a que o mundo funcione melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.